Como muito se fala, o momento que vivemos requer agilidade, requer assertividade e, principalmente, requer o menor índice de falhas possível. Quando pensamos em tais circunstâncias automaticamente lembramos das metodologias ágeis e, quando falamos em metodologias ágeis, consequentemente nos lembramos da mais utilizada e comentada entre as empresas: o SCRUM.
Embora o SCRUM tenha crescido e conquistado o coração das empresas, ainda existem muitos receios e questionamentos sobre sua escalabilidade e, principalmente, sobre quando, como e por que aplicar o SCRUM. Neste artigo vamos tratar sobre este segundo questionamento, mas antes de começarmos, vamos compreender um pouco mais sobre como são organizados os papéis no SCRUM:
- SCRUM Team
São os responsáveis pela execução e desenvolvimento do projeto e, assim, transformar o escopo tratado com o cliente em um deliverable (produto entregável)
- SCRUM Master
É o membro responsável por garantir que todos os membros do SCRUM Team sigam à risca as regras da metodologia, além de ser um facilitador, ou seja ser aquele que garante que o SCRUM Team possua todos os meios para realizar seus objetivos.
O SCRUM Master pode ou não ser membro do SCRUM Team e trabalhar concomitantemente no desenvolvimento do deliverable.
- Product Owner
É o responsável por gerenciar o escopo do projeto e garantir o valor do trabalho desenvolvido pelo SCRUM Team.
Além disso, é de extrema importância que o PO (Product Owner) tenha pleno conhecimento sobre o escopo do projeto e esteja 110% alinhado com as expectativas do cliente, pois ele quem determinará os critérios de conclusão do projeto (Definition of Done).
- “Mas e agora? Como posso levar para minha empresa?”
Se você está com esse questionamento, imagino que esteja em alguma das seguintes situações: “Minha empresa não possui dimensão nem recursos suficientes para escalar uma equipe com tais divisões para cada projeto” ou “Minha empresa possui um mindset muito forte e instaurado na gestão de projetos”. Onde há problema, há solução!
Inicie parcialmente com a divisão do projeto em SPRINTS. A princípio, não é necessário fazer uma um reunião de planejamento da sprint (Sprint Planning) como manda o SCRUM. Inicie com uma conversa com sua equipe de desenvolvimento e dividam o projeto conforme faça sentido para vocês. Após isso, combinem ao menos um dia na semana para que, nesse momento, seja conversado o que foi desenvolvido até o momento, quais foram os possíveis empecilhos que podem atrasar o desenvolvimento e qual o objetivo a alcançar até a próxima reunião.
Para aplicar tais estratégias, não é necessária uma equipe completa (Scrum Master, Product Owner e SCRUM Team) ou recursos alocados exclusivamente para isso. Basta uma conversa e um alinhamento interno entre o Gerente de Projetos (Project Manager) e a equipe de desenvolvimento.
Agora, mãos à obra! O SCRUM prioriza o capital humano a processos e rotinas, motive sua equipe, proporcione uma experiência diferenciada a seu cliente e melhore suas entregas iniciando sua empresa neste mundo das metodologias ágeis!