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Desde a Pré-História, a arte é compreendida por símbolos, e a expressão disso é a primeira técnica artística conhecida por “Arte Rupestre”. No entanto, a recepção visual por símbolos também é explicada com a teoria da Semiótica, que compreende as linguagens de comunicação.

Com o avanço dos estudos e manifestos artísticos, o aprimoramento de novas técnicas foi essencial para suprir as necessidades da indústria, como a criação de identidades visuais para empresas, que têm destacado cada vez mais sua importância.

Mas o que é Identidade Visual?

Identidade visual é a representação de uma marca que materializa e utiliza da linguagem visual para a comunicação. Ou seja, é o primeiro contato que um possível cliente/usuário pode ter com a marca, antes mesmo de se interessar pelo produto/serviço que ela oferece. Desse modo, é utilizado um conjunto de ferramentas capazes de identificar uma determinada marca. Por exemplo:

  • Logos
  • Tipografia (fontes)
  • Cores
  • Formas
  • Ícones
  • Símbolos
  • Entre outros

E qual a importância da Identidade Visual?

Segundo Gilberto Strunck, em seu livro ”Como criar Identidades Visuais para Marcas de Sucesso”, “hoje, se uma empresa não tem uma boa imagem, não causa uma boa impressão a primeira vista e isso com certeza irá refletir no seu crescimento e na sua valorização no mercado”. (2001, p. 67). Tese essa, que pode ser sustentada também pela ciência que estuda os signos e linguagens, conhecida por “Semiótica”.

Entenda melhor com um teste bem rápido:

Como o consumidor recebe a mensagem?

De acordo com a Semiótica, teoria estudada na década de 1960 por Charles Sanders Peirce, é de cunho social e cultural a recepção de mensagens por signos, que é explicada e divida entre sintaxe, semântica e pragmática.

Além de analisar o comportamento humano, a Semiótica destaca como a sociedade é capaz de se comunicar usando apenas meios visuais e a importância que os instrumentos artísticos são capazes de apresentar. Assim, a identidade visual, que se encarrega de representar visualmente uma marca, transparecendo toda sua composição, passa a representar toda a história de um negócio.

Como ter um diferencial, considerando que existem 20 milhões de empresas no Brasil?

No Brasil, em 2022, foram abertas mais de 1,3 milhão de empresas nos primeiros quatros meses e o número de empresas ativas é de, aproximadamente, 20 milhões, segundo dados do Governo Federal. Considerando a comunicação de cada empresa, como é possível manter e criar um identidade própria e capaz de se diferenciar?

É de extrema importância que a empresa tenha total conhecimento sobre a mensagem que quer transmitir, buscando sempre inovar e entender o mercado que está inserida, o público consumidor e as estratégias necessárias. Mas é fato que a criação da identidade visual depende, principalmente, de uma equipe qualificada, capaz de compreender e se responsabilizar por representar toda a história de uma empresa com elementos gráficos, além de se disponibilizar a conhecer e ouvir amplamente sobre o produto/serviço realizado.

Por onde começar a criar uma Identidade Visual?

A construção dos elementos visuais de uma marca depende, inicialmente, da definição da identidade geral do negócio. Isto é, existe a necessidade de conhecer a marca que será representada, afinal, como ilustraremos uma história sem conhecer o enredo?

Logo, podemos destacar alguns passos para iniciar a construção visual responsável por comunicar:

1. Conheça seu público

É de extrema importância conhecer a quem iremos comunicar. Isso possibilitará a recepção da mensagem de forma clara e certeira. A coleta de dados pode ser feita através dos insights das redes sociais ou com uma pesquisa de clientes atuais.

Explore os dados demográficos como idade, sexo, localização geográfica e interesses do público. Com isso, é possível estabelecer sua persona principal como consumidor e definir gatilhos para uma comunicação sem ruídos.

2. Participe da composição de um briefing

O briefing serve para ajudar o designer responsável pelo projeto a conhecer uma marca e trabalhar com ela. Ou seja, ele funciona para esclarecer aspectos relacionados ao público e persona, cores essenciais e dispensáveis, melhores fontes, tipo de criação que prefere etc. Sendo assim, essa etapa é fundamental e o responsável pela marca deve ser o centro de fala durante esse processo.

3. Opte pela criação completa

Muitos designers lidam com clientes que optam apenas pela criação de logotipo. De certa forma, um logotipo atende às necessidades de um cliente, mas é fundamental que a primeira criação seja completa e composta por elementos gráficos capazes de identificar, de fato, a marca. Sendo assim, é importante desenvolver:

  • Logotipo primário
  • Logotipo secundário
  • Marca d’água
  • Tipografia
  • Elementos
  • Pattern
  • Cores primárias
  • Cores secundárias
  • E outras possíveis opções apresentadas pelo designer, como modelos de postagens, impressos e outros materiais

Seguindo essa linha de raciocínio, pense que a empresa McDonald’s tenha criado apenas um logotipo, preto e branco. Ele teria uma aparência como abaixo, sem cores que ilustrem a sua identidade e personalidade:

Reprodução: McDonald’s

Mas a realidade é que a empresa McDonald’s é, de longe, uma das potências mais fortes quando o assunto é identidade. A prova disso foi uma campanha feita em 2018, nomeada “Follow the Arches”. Com uma proposta de tornar a visão de outdoor em trânsito mais segura, a empresa criou designs minimalistas que transmitiram uma mensagem assertiva baseada na forte identidade visual da marca.

Reprodução: McDonald’s

4. Conte com uma equipe qualificada para a construção da Identidade Visual do seu negócio

A indústria criativa tem se desenvolvido cada vez mais, destacando grandes profissionais e os qualificando para atender e acompanhar a evolução do mercado. E essa é a realidade dentro da Mind Group,.

Formada pelo conjunto de equipes Mind Consulting, Mind Marketing e Mind Education, nosso time fez história e conquistou um portfólio repleto de empresas que comunicam através da tecnologia.

Quer saber mais sobre como a Mind Group trabalha em identidades visuais e pode te atender? Clique aqui

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado e possa refletir sobre os seus próximos passos. Conte com a Mind! E não esqueça de seguir nosso time nas redes sociais. <3