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O comércio eletrônico vem demonstrando um crescimento cotínuo nos últimos anos. Segundo o site Statista, a receita global do mercado de e-commerce de varejo chegará a US$ 4,88 trilhões até 2021.

Portanto, nos próximos anos, devemos esperar um crescimento contínuo, com mais empresas entrando no mercado – o que se traduz em mais concorrência. Para as empresas que possuem um E-commerce, isso significa que deverão investir mais em inovações nesta área.

Logo, é preciso estar bem informado sobre as últimas tendências do mercado de e-commerce, que geralmente estão atreladas às mudanças no comportamento do consumidor.

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A mudança no comportamento do consumidor

Sabemos que a etapa de investir na criação de uma loja virtual é importante, mas isso por si só não garante que as vendas comecem a acontecer. Apesar do mercado de compras online já está maduro e cada vez mais ganhando a confiança dos consumidores, é sempre preciso pensar em estratégias para inovar e conseguir se destacar.

Um dos motivos para ter ocorrido um aumento grande das vendas online é a rapidez com que as mudanças tecnológicas acontecem, o que impacta diretamente no hábito de consumo das pessoas.

Por exemplo, à medida que as compras feitas a partir de dispositivos móveis aumentaram de popularidade, o mercado de e-commerce começou a se adequar e criar estratégias especificamente para esse tipo de dispositivo.

As compras feitas por smartphones constituíram a maioria das vendas de comércio eletrônico em 2016, e a eMarketer estima que 72,9% das compras on-line serão feitas em um dispositivo móvel até 2021.

Como criar um E-commerce de sucesso?

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Nós vimos acima que o comércio eletrônico possui um grande caminho a ser percorrido, onde existem muitas possibilidades tanto para a ascensão quanto para o declínio das vendas da sua empresa. Pensando nisso, separamos 4 estratégias que irão ajudar você no desenvolvimento de um bom site de vendas.

Nº 1: Conheça seu cliente, eles estão no comando

O conhecimento íntimo do seu cliente – suas esperanças, motivações, hábitos e medos – é mais importante agora do que nunca. Um comércio de sucesso está enraizado no fornecimento de uma experiência contextual e personalizada para clientes em todos os canais que eles usam para fazer uma compra, seja ela móvel ou social. A única maneira de fazer isso com sucesso é mergulhar exatamente no que os faz funcionar.

Por exemplo, um empresário do setor do varejo quer entender como seus clientes pesquisam por tênis e notou que o Pinterest e o Instagram são os canais mais popularmente utilizados para tal fim. Sendo assim, este empresário busca fornecer alternativas e recursos para que seus clientes entendam como os tênis serão exibidos antes mesmo de completarem a compra.

No final, o cliente é responsável pela experiência do comércio e as organizações devem adaptar sua estratégia geral ao comportamento do comprador. Garantir que os canais de vendas tenham sempre as informações mais atualizadas, proporcionando experiências personalizadas em mídias sociais e móveis, e melhorando os processos de pagamento, entrega e devolução, manterá um negócio competitivo.

N° 2: investir em pesquisa e análise

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Coletar informações sobre seu cliente e investir tempo e recursos para analisá-lo adequadamente é a chave para desenvolver um profundo entendimento de suas motivações, o que permitirá que você crie uma estratégia adequada.

Por exemplo, um jovem profissional que acabou de comprar sua primeira casa quer comprar uma nova máquina de lavar louça. Um varejista de eletrodomésticos deve investir em pesquisa e análise de dados para entender o comprador de primeira viagem e suas motivações ao comprar itens caros. Um varejista que usa o comércio fluido poderia aproveitar as informações do consumidor para fornecer várias opções para aprimorar a experiência do cliente, incluindo uma experiência na Web otimizada para dispositivos móveis, reservas online, compra na loja, entrega e instalação no mesmo dia ou até mesmo um desconto para um cliente que comprou deles antes. Por meio desses tipos de experiências contextuais e personalizadas baseadas em pesquisas ponderadas, os varejistas podem permanecer competitivos.

Nº 3: O conteúdo é essencial, mas dados são indispensáveis

As empresas não apenas precisam investir em ferramentas de pesquisa de qualidade para entender seu público-alvo, mas também devem dedicar recursos para a criação de conteúdo premium e envolvente que converta seus seguidores de mídias sociais e visitantes do website em clientes pagantes.

No entanto, o conteúdo personalizado não chega apenas aos consumidores. As organizações devem alavancar a riqueza de dados que coletam dos clientes que já se envolvem com eles, a fim de manter os seguidores leais e conquistar novos. Juntamente com o investimento em pesquisa e análise, as empresas precisam dedicar recursos a um sistema de gerenciamento de conteúdo de alto nível. Ao utilizar a tecnologia e os recursos humanos, os varejistas podem mantê-la e criar experiências contextuais e personalizadas que garantam um caminho perfeito para a compra.

Nº 4: Olhe para o futuro hoje

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A fim de permanecer competitivo, as empresas devem planejar o futuro agora. Fique por dentro das tendências e tecnologias emergentes, e teste e aprenda como elas são eficazes com programas piloto de usuários interessados. A inovação acontece em ritmo acelerado e as empresas que não a adotam ficarão para trás no esquecimento.

Por exemplo, você pode ter velocidades de entrega que rivalizam com o Amazon Prime, mas você começou a integrar a pesquisa por voz e a inteligência artificial no processo de compra? Se não, seu negócio já está em risco de ficar para trás em comparação com os concorrentes. As empresas que já estão dominando o comércio fluido vêm testando e desenvolvendo essas tecnologias há anos.

Mind Consulting

O mercado de e-commerce possui uma grande variedade e muitas possibilidades, então é preciso tornar seu site de vendas diferente dos seus concorrentes, à partir de uma análise minuciosa de vários fatores.

Mind desenvolve vários tipos de serviço e, dentre eles, os e-commerce com foco total em aprimorar a experiência dos usuários e utilizando as melhores tecnologias do mercado!

Confira um dos trabalhos que fizemos em: https://mindconsulting.com.br

Escrito por: Victor Barbosa

Referencial:

https://www.emarketer.com

https://www.statista.com/

https://www.hostgator.com.br