Mind Group Technologies Especialistas em Tecnologia

contato@mindconsulting.com.br

Resiliência e dinamicidade. “Você precisa ser resiliente para estar apto ao mercado!”, “Nossa equipe precisa ter mais dinamicidade nas entregas!”.  Acredito que você tenha escutado essas duas palavras em colocações parecidas com certa frequência, ainda mais ao longo deste tempestuoso ano de 2020. Porém agora precisamos não só dizê-las, mas também vivenciá-las para nos mantermos ágeis neste tão aclamado “novo normal”.

yellow sticky notes beside white apple magic mouse and white apple keyboard

Muito se fala sobre as Metodologias Ágeis, em especial o SCRUM. Porém esse universo ágil vem se tornando muito mais vasto do que somente uma metodologia. Mas antes de falarmos sobre as diversas metodologias existentes, gostaria de trazer um questionamento: por que ser ágil no “novo normal”?

Estamos tratando mais além do que simplesmente adaptar-se ao home office, que vem se tornando mais presente, e cumprir as sprints que são passadas. Estamos tratando de analisar um grande problema transformando-o em problemas cada vez menores, agrupando-os por tipos de soluções e solucionando cada problema por vez. No mundo pós pandêmico a resiliência e capacidade de solucionar problemas rapidamente e de forma assertiva se tornará crucial, tanto no meio empresarial quanto no pessoal.

Mas qual o grande fator que vai acarretar essa mudança? A transformação digital que veio com grande força nesse período. Muitas empresas foram obrigadas a recorrer às soluções digitais para se manterem firmes no mercado. Isso pode ser visto no aumento exponencial em compras em e-commerce (aproximadamente 180%), nos serviços de TI em geral, mercado de jogos eletrônicos, entre outros. As áreas que obtiveram esse crescimento são as que mais aplicam os conceitos das metodologias ágeis e vêm mostrando que conseguem se adaptar a alta demanda que o mercado trouxe.

woman sitting on white and black chair in front of brown wooden table

Como dito anteriormente, as metodologias ágeis não se resumem ao SCRUM. Iremos listar resumidamente algumas das metodologias mais utilizadas na atualidade:

  • SCRUM

Sua ideia principal consiste em desenvolvimento incremental, ou seja, separar o projeto em pequenas partes e desenvolver um entregável, que siga as definições de feito e que possa ser aprimorado a fim de atingir o resultado final.

Os grandes pilares do SCRUM são: inovação, flexibilidade, competitividade e produtividade.

  • XP Extreme Programming

Geralmente mais aplicada por pequenas empresas ou startups, possuindo como um de seus propósitos facilitar as relações B2B e B2C. Uma metodologia mais voltada à área técnica e de desenvolvimento de softwares que demonstra um grande ganho na satisfação tanto dos clientes, quanto dos seus colaboradores.

  • KANBAN

A aplicação do KANBAN é mais voltada ao teor organizacional, sendo mais adotada por Gerentes de Projetos. A metodologia trabalha com identificações visuais do seu workflow (fluxo de trabalho), onde se tem definido três colunas: pendente (to do), em andamento (doing) e concluídas (done). 

Ao ter seu workflow sempre a mostra e de forma bem destrinchada e clara do andamento de seu projeto, há um ganho muito grande na velocidade de tomadas de decisão ao ver que seu KANBAN apresenta “congestionamentos” na tabela de pendentes, por exemplo.

O “novo normal” já está acontecendo. Temos que ser resilientes e nos adaptarmos a ele, caso contrário ficaremos estagnados no “antigo normal”. Como se era dito na antiguidade: “Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio, pois na segunda vez o rio já não é o mesmo, nem tão pouco o homem!” – Heráclito de Éfeso (540 a.C – 470 a.C).