Mind Group Technologies Especialistas em Tecnologia

contato@mindconsulting.com.br

SAN FRANCISCO – O Facebook e alguns de seus aplicativos, incluindo Instagram e WhatsApp, estão fora do ar ao mesmo tempo nesta segunda-feira para muitos usuários, que recorreram ao Twitter e outras plataformas de mídia social para lamentar a queda.

A rede social e seus aplicativos começaram a exibir mensagens de erro antes do meio-dia no horário do leste, relataram os usuários. Toda a família de aplicativos da empresa – Facebook, Instagram, WhatsApp e Facebook Messenger – apresentou relatórios de interrupção, de acordo com o site downdetector.com, que monitora o tráfego e a atividade do site.

Interrupções não são incomuns para aplicativos, mas ter tantos aplicativos interconectados na maior empresa de mídia social do mundo caindo ao mesmo tempo é raro. A empresa vem tentando integrar a infraestrutura técnica subjacente do Facebook, WhatsApp e Instagram há vários anos.

Dois membros da equipe de segurança do Facebook, que falaram sob condição de anonimato porque não estavam autorizados a falar publicamente, disseram ser improvável que um ataque cibernético tenha causado os problemas. Isso porque a tecnologia por trás dos aplicativos ainda era diferente o suficiente para que um hack não afetasse todos eles de uma vez.

Em uma série de tweets, John Graham-Cumming, diretor de tecnologia da Cloudflare, uma empresa de infraestrutura web, disse que o problema provavelmente estava nos servidores do Facebook, que não permitiam que as pessoas se conectassem a seus sites como Instagram e WhatsApp.

Os computadores convertem sites como o facebook.com em endereços numéricos de protocolo interno, por meio de um sistema que é comparado a uma lista de endereços de telefone, disse Graham-Cumming. O problema do Facebook era o equivalente a remover os números de telefone das pessoas de seus nomes na agenda de endereços, tornando impossível ligar para elas, disse ele. Cloudflare fornece alguns dos sistemas que suportam a infraestrutura de internet do Facebook.