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Um aplicativo móvel pode ajudar você a gerar receita, engajar usuários e aumentar a visibilidade da sua marca. No entanto, milhões de outros aplicativos nas lojas de apps estão tentando fazer o mesmo. Com esse nível de concorrência, você precisa fazer algo especial para se destacar e garantir que seu público-alvo possa encontrar facilmente seu aplicativo.

A otimização de lojas de aplicativos (ASO) é a solução para isso.

O Que É Otimização de Lojas de Aplicativos?

A otimização de lojas de aplicativos (ASO) é o processo contínuo de melhorar o ranking e a visibilidade de um aplicativo em uma loja de apps, tornando mais fácil para os usuários descobri-lo e encontrá-lo. Isso é frequentemente chamado de SEO para aplicativos, otimização de busca de aplicativos ou marketing ASO.

O objetivo principal da ASO é aumentar o número de downloads de um aplicativo. No entanto, ela também pode aumentar o reconhecimento da marca, estimular o engajamento do usuário e coletar avaliações e feedbacks.

As principais lojas de aplicativos são a Apple App Store e o Google Play. Contudo, você também pode realizar ASO em outras lojas, como a Amazon Appstore, Samsung Galaxy Store e Huawei AppGallery.

Os campos disponíveis e os fatores de ranqueamento variam entre as lojas de aplicativos. No entanto, os itens comuns para direcionamento em ASO incluem:

  • Nome ou título do aplicativo
  • Palavras-chave
  • Descrição do aplicativo
  • Downloads
  • Avaliações e comentários
  • Atualizações

Na Mind Consulting, entendemos que a ASO é essencial para o sucesso de qualquer aplicativo. Nossa experiência em desenvolvimento de aplicativos e marketing digital pode ajudá-lo a alcançar e manter uma posição de destaque nas principais lojas de aplicativos. Visite nosso site para saber mais.

Por Que a ASO É Importante?

A ASO é importante porque lhe dá controle sobre a visibilidade e a capacidade de descoberta do seu aplicativo em lojas de aplicativos cada vez mais competitivas.

Até 82% dos usuários descobrem aplicativos navegando pelas lojas ou por meio de recomendações das próprias lojas. Isso significa que a maioria das pessoas só faz o download de aplicativos após vê-los em uma loja de aplicativos.

Mas com mais de 5 milhões de aplicativos combinados na Apple App Store e Google Play, é difícil obter presença e visibilidade.

Sem a otimização da loja de aplicativos, o ranking e a visibilidade do seu app ficam à mercê do motor de busca da loja e de um pouco de sorte. A ASO contínua é crítica para o sucesso do seu aplicativo no canal de marketing mais importante.

ASO Para Diferentes Lojas de Aplicativos

Os campos disponíveis, fatores de ranqueamento e a importância de cada um variam de acordo com a loja de aplicativos. Portanto, é importante entender quais itens direcionar ao otimizar para diferentes lojas.

Apesar do número crescente de lojas de aplicativos, a maioria das pessoas utiliza a Apple App Store e o Google Play. Por isso, delineamos as diferenças entre as duas abaixo.

Na Mind Consulting, sabemos que cada detalhe importa. É por isso que oferecemos estratégias de ASO personalizadas para cada loja de aplicativos, garantindo que seu app esteja otimizado para o sucesso em todas as plataformas. Saiba mais sobre nossas estratégias de ASO em nosso blog.

Apple App Store vs. Google Play

Apesar das semelhanças entre a Apple App Store e o Google Play, algumas diferenças fundamentais entre elas afetarão seus esforços de ASO.

Primeiro, ambas as plataformas exigem que os aplicativos sejam revisados e aprovados antes de serem lançados nas lojas. A aprovação do aplicativo geralmente leva de 24 horas a mais de uma semana, dependendo do tamanho e da complexidade do seu app. Se você estiver planejando uma data específica de lançamento ou atualização do seu aplicativo, considere submetê-lo pelo menos uma semana antes.

Além disso, a App Store possui dois elementos únicos que o Google Play não oferece: o campo de palavras-chave e o subtítulo. Em contrapartida, o Google Play oferece um campo de descrição curta, que a Apple não disponibiliza.

Outras diferenças entre as plataformas incluem os fatores que elas usam para ranquear e destacar os aplicativos:

Fatores de Ranqueamento na Apple App Store:

  • Nome do aplicativo
  • Subtítulo do aplicativo
  • URL do aplicativo
  • Palavras-chave
  • Instalações e engajamento
  • Avaliações e classificações
  • Atualizações do aplicativo
  • Títulos e descrições de compras dentro do aplicativo

Fatores de Ranqueamento no Google Play Store:

  • Título do aplicativo
  • Descrição curta do aplicativo
  • Descrição longa do aplicativo
  • Instalações e engajamento
  • Avaliações e classificações
  • Títulos e descrições de compras dentro do aplicativo
  • Atualizações do aplicativo

Pesquisa de Palavras-Chave para ASO

A pesquisa de palavras-chave é a base de qualquer boa estratégia de ASO. Isso porque os motores de busca das lojas de aplicativos apresentam os apps que melhor se alinham com as palavras-chave que os usuários digitam.

Portanto, você pode e deve aproveitar as palavras-chave em cada um dos campos fornecidos pelas lojas de aplicativos, incluindo nomes de aplicativos, URLs e descrições. Mas primeiro, você precisa fazer uma pesquisa de palavras-chave.

O Que É Pesquisa de Palavras-Chave para ASO?

A pesquisa de palavras-chave para ASO é o processo de pesquisar, compilar e analisar palavras-chave que são relevantes e têm o potencial de melhorar a visibilidade do seu aplicativo.

Nota: Uma palavra-chave é qualquer palavra ou frase que os usuários digitam na barra de pesquisa para encontrar aplicativos que desejam baixar. Essas palavras e frases também podem ser chamadas de termos de busca ou consultas de busca.

As palavras-chave são importantes para a ASO porque informam exatamente o que os usuários estão procurando e as palavras e frases específicas que eles usam para encontrar.

Depois de fazer sua pesquisa, você pode ajustar a página do seu aplicativo na loja para alinhar com as expectativas dos usuários.

Como Fazer Pesquisa de Palavras-Chave para ASO

Para fazer a pesquisa de palavras-chave para ASO, faça uma lista de palavras ou frases que descrevam seu aplicativo e suas funcionalidades. Em seguida, insira essas palavras e frases na Keyword Magic Tool para obter ideias de palavras-chave e informações sobre seus volumes de busca e competitividade.

Embora essas palavras-chave sejam específicas para a pesquisa na web do Google, elas podem fornecer uma ótima indicação do que as pessoas estão procurando.

É útil começar com termos gerais que descrevam seu aplicativo. Depois, use a função “Broad Match” para gerar mais ideias de palavras-chave.

Por exemplo, se tivéssemos um aplicativo de emissão de faturas, poderíamos começar pesquisando “fatura” na Keyword Magic Tool.

A função “Broad Match” oferece variações de palavras-chave relacionadas ao nosso termo geral, que poderíamos usar para descrever nosso aplicativo. Devido ao seu alto volume de busca e qualidade descritiva, “gerador de faturas” poderia ser uma boa opção no exemplo acima.

Você também pode combinar palavras-chave para um volume total de busca maior. “Modelo de fatura” tem um volume de busca muito alto, então talvez queiramos combiná-lo com “criador de faturas” para descrever nosso aplicativo como algo como “gerador e modelo de faturas”.

Um nome como esse (se for preciso) pode ser eficaz para impulsionar downloads. No entanto, devido ao alto nível de concorrência, pode ser difícil ganhar visibilidade.

É por isso que você precisa equilibrar a popularidade das suas palavras-chave e sua competitividade.

Por exemplo, um nome mais eficaz para nosso aplicativo imaginário de faturamento poderia ser algo como “criador de faturas e software”.

Essas palavras-chave são menos populares, mas também menos competitivas. Isso significa que deve ser mais fácil ranquear para elas.

Experimente Ferramentas de Pesquisa de Palavras-Chave para ASO

Você também pode usar ferramentas dedicadas de pesquisa de palavras-chave para ASO.

Essas ferramentas fornecem dados de palavras-chave específicos para sua loja de aplicativos alvo. Como resultado, elas podem fornecer mais insights sobre o que os usuários estão procurando.

Essas ferramentas normalmente também oferecem recursos de rastreamento de palavras-chave.

Ferramentas alternativas de pesquisa de palavras-chave para ASO incluem as seguintes:

  • Mobile Action
  • Sensor Tower
  • Data.ai
  • AI Keyword Inspector for ASO

Analise a Concorrência

Assim como em outras estratégias de marketing, a otimização da loja de aplicativos exige uma análise robusta da concorrência.

E a análise da concorrência deve incluir a pesquisa de palavras-chave.

Conhecer e entender as palavras-chave que seus concorrentes usam em suas otimizações de páginas de aplicativos é crucial para acertar na sua própria otimização.

Essas informações também podem inspirar novas ideias para seus esforços de ASO.

Realize uma pesquisa básica de concorrentes digitando as palavras-chave que você descobriu na barra de pesquisa da loja de aplicativos.

Anote os aplicativos que aparecem nas primeiras posições para essas palavras-chave. Também observe como eles estão aproveitando as palavras-chave em seus nomes, subtítulos, descrições e outros elementos da página da loja de aplicativos.

Essa análise pode guiar seus esforços de otimização — especialmente se você estiver começando.

Leve sua análise da concorrência um passo adiante usando ferramentas dedicadas, como o Mobile App Insights.

Com o Mobile App Insights, você pode monitorar as palavras-chave dos seus concorrentes, acompanhar seus rankings e até monitorar quantos downloads os aplicativos deles estão recebendo.

Dica: Pesquise seus concorrentes usando o AI Keyword Inspector for ASO para ver o que eles estão ranqueando e entender as tendências de palavras-chave.

Ou, pesquise seu próprio aplicativo para obter uma lista de palavras-chave de alto impacto com métricas e dados que podem ajudá-lo a melhorar sua visibilidade na loja de aplicativos.

Analise Dados de Anúncios de Pesquisa

Aumente sua pesquisa de palavras-chave analisando dados reais de anúncios de pesquisa.

Use esses dados fornecidos pela Apple para obter ideias de palavras-chave e entender melhor a popularidade das palavras-chave que você está interessado em direcionar.

Se você está pesquisando para um aplicativo iOS, navegue até o Apple Search Ads.

Depois de acessar o Apple Search Ads, clique em “Criar Campanha”.

Em seguida, encontre seu aplicativo usando o campo “Escolher um aplicativo”.

A partir daí, selecione “Resultados da Pesquisa” para onde seus anúncios serão exibidos e escolha a região da loja que você deseja encontrar a palavra-chave.

Depois de clicar em “Continuar”, digite qualquer valor no campo “Configurações do Grupo de Anúncios”. Você pode digitar qualquer valor porque você não está criando anúncios de verdade. Você só precisa inserir um valor para continuar sua pesquisa de palavras-chave.

Na seção “Palavras-Chave”, clique em “Adicionar Palavras-Chave a um Grupo de Anúncios”.

Isso o levará ao painel “Adicionar Palavras-Chave”. Aqui, você pode ver uma lista de palavras-chave que a Apple recomenda com base no que sabe sobre seu aplicativo.

Essas palavras-chave também vêm com uma classificação de popularidade.

Use essa lista para obter ideias para novas palavras-chave e para complementar sua pesquisa de palavras-chave anterior. Você também pode usar a função de pesquisa para verificar a popularidade de quaisquer palavras-chave sobre as quais você esteja curioso.

Como Fazer Otimização de Lojas de Aplicativos

Comece sua estratégia de otimização de lojas de aplicativos seguindo estas etapas. (À medida que você avança no processo, observe as sutis diferenças entre a Apple App Store e o Google Play).

1. Otimize o Título e o Subtítulo do Seu Aplicativo

O título do seu aplicativo (ou “nome do aplicativo” na App Store) é um dos elementos mais importantes a serem otimizados.

Isso porque é a primeira coisa que um usuário verá nas listagens de busca.

Também é um dos fatores de ranqueamento mais fortes para ambas as principais lojas de aplicativos.

Os títulos e nomes de aplicativos podem ter no máximo 30 caracteres. Isso é bem curto, então você precisa ser inteligente ao usar esses caracteres.

Embora você queira aproveitar as palavras-chave no título ou nome do seu aplicativo, tente não usar demais as palavras-chave ou usá-las de uma forma que pareça antinatural.

Você quer que o nome do seu aplicativo seja natural, memorável e use palavras-chave de maneira inteligente.

Observe como o Invoice Simple aproveita a palavra-chave de alto volume “criador de faturas” no título, além de dois fragmentos de palavras-chave relacionadas, “simples” e “fácil”.

Você também precisará testar regularmente novos nomes, palavras-chave e combinações até encontrar aquele que gera mais downloads para seu aplicativo.

A Apple oferece um campo adicional de subtítulo para você adicionar mais contexto e informações sobre seu aplicativo. O campo de subtítulo também permite até 30 caracteres.

Use esse campo para aproveitar ainda mais as palavras-chave e descrever melhor seu aplicativo.

2. Adicione Palavras-Chave (Apenas na Apple App Store)

A Apple App Store oferece um campo para você inserir palavras-chave que descrevem seu aplicativo e que você deseja ranquear nos resultados da loja de aplicativos.

A Apple considerará essas palavras-chave ao classificar seu aplicativo.

Você pode inserir quantas palavras-chave desejar, mas está limitado a 100 caracteres. As palavras-chave devem ser separadas por vírgulas (sem espaços).

Assim como o nome do seu aplicativo, este é um espaço para você ser criativo com sua pesquisa de palavras-chave.

É também um espaço para você testar regularmente diferentes palavras-chave e combinações para ver o que funciona melhor para seu aplicativo.

Tente equilibrar palavras-chave comuns, altamente competitivas, com aquelas menos comuns que você pode ranquear, mas que gerarão menos downloads.

Devido à forma como a Apple rastreia e indexa o campo de palavras-chave, você não deve repetir palavras ou frases — mesmo que as mesmas palavras sejam comuns em sua pesquisa de palavras-chave.

Por exemplo, não incluiríamos “gerador de faturas” e “criador de faturas” no nosso campo de palavras-chave. Removeríamos a redundância e adicionaríamos “gerador,maker”.

Algumas palavras-chave potenciais para nosso aplicativo de faturas imaginário podem ser “gerador,maker,simples,fácil,grátis,software,template,fatura,conta,freelancer,estimativa,personalizado”.

3. Escreva Descrições Envolventes para o Aplicativo

Os campos de descrição do seu aplicativo são fundamentais para sua estratégia de ASO. Por quê? Porque eles oferecem uma oportunidade mais aberta para descrever seu aplicativo e seus recursos.

O Google Play oferece um campo de descrição curta (80 caracteres) e um campo de descrição longa (4.000 caracteres), e ambos são usados para fins de ranqueamento na loja de aplicativos.

A Apple App Store oferece apenas um campo de descrição longa (4.000 caracteres) e não parece usá-lo para fins de ranqueamento.

Mas, independentemente de uma loja de aplicativos usar ou não o campo de descrição do seu aplicativo para fins de ranqueamento, esse campo ainda é importante. Porque ele afeta a percepção dos usuários sobre seu aplicativo.

Como resultado, o campo de descrição também afetará quantas vezes seu aplicativo é baixado — o que afetará seu ranqueamento.

Dedique tempo para escrever uma descrição atraente do seu aplicativo. Destaque seu propósito, seus principais recursos, os problemas que ele resolve e qualquer outra informação que os usuários devem saber.

Tente incorporar palavras-chave da sua pesquisa de palavras-chave nas descrições, pois elas podem ajudar seu aplicativo a ranquear.

No mínimo, a presença de palavras-chave garantirá aos usuários que eles encontraram o tipo de aplicativo que estão procurando.

4. Adicione Elementos Visuais Atraentes

A ASO é tanto sobre incentivar as pessoas a clicar e instalar seu aplicativo quanto sobre aumentar sua visibilidade.

Os downloads afetam seu ranqueamento, por isso é importante atrair as pessoas a instalar seu aplicativo por meio de campos de texto e elementos visuais atraentes.

Elementos visuais como capturas de tela e vídeos são exibidos tanto nos resultados de busca de aplicativos quanto na página da loja de aplicativos na App Store.

No Google Play, os elementos visuais são exibidos apenas na página da loja de aplicativos quando um usuário clica na sua listagem.

Use seus elementos visuais para mostrar como seu aplicativo funciona, o que ele faz e os problemas que resolve ou o valor que os usuários obterão dele.

O ClickUp usa uma captura de tela em sua listagem da App Store para prometer que seu aplicativo economizará um dia por semana.

Você também pode incluir uma prévia em vídeo no lugar de visuais estáticos. Os vídeos podem dar aos usuários uma visão prévia do seu aplicativo e como ele funciona.

Um vídeo impressionante e dinâmico também pode ajudá-lo a se destacar da concorrência.

Embora você possa e deva aproveitar sua criatividade com seus elementos visuais, ambas as lojas de aplicativos têm diretrizes que você deve seguir:

Apple App Store

  • Você pode exibir até 10 elementos visuais
  • Três dos seus elementos visuais podem ser prévias do aplicativo (vídeos) de 15 a 30 segundos, mas é melhor usar um vídeo realmente excelente
  • Os vídeos devem ser apenas de conteúdo in-app
  • Você deve usar todos os 10 slots, garantindo a criação dos tamanhos de imagem corretos para diferentes dispositivos
  • Você pode usar sobreposições de texto, mas tente manter seu conteúdo atemporal

Google Play

  • Escolha até oito visuais, incluindo um vídeo de até 30 segundos
  • Adicione tamanhos de captura de tela apropriados para todos os dispositivos
  • Seu vídeo deve ser um URL do YouTube com monetização e anúncios desativados
  • Seus elementos visuais devem representar a experiência do usuário

5. Incentive Avaliações e Classificações

As classificações e avaliações são um indicativo da popularidade e qualidade do seu aplicativo.

Se você tiver classificações baixas, é menos provável que seja exibido no topo dos resultados da loja de aplicativos. É simples assim.

Uma parte fundamental da otimização da loja de aplicativos é incentivar os usuários a deixar avaliações e classificações. Especialmente quando ambas as principais lojas consideram aplicativos bem avaliados mais relevantes.

O desafio é entender quando solicitar esse feedback dos usuários. Se você perguntar com muita frequência ou após pontos problemáticos no seu aplicativo, pode acabar recebendo avaliações negativas.

Aqui estão algumas ideias e melhores práticas para ganhar classificações e avaliações de aplicativos:

Peça Avaliações e Classificações Após Ações Positivas

O melhor momento para solicitar uma avaliação é imediatamente após o usuário concluir uma ação positiva.

Você poderia pedir uma avaliação após o usuário ter concluído um nível, criado uma postagem ou feito uma compra.

No entanto, tenha cuidado com a frequência com que solicita avaliações.

A App Store só permite que você solicite classificações a um usuário três vezes por período de 365 dias.

O Google Play é menos rígido em suas limitações de solicitações de avaliação, mas também é menos claro sobre a frequência com que você pode solicitar uma avaliação. Considere esperar pelo menos um mês ou mais entre solicitações.

Incentive Avaliações Por Outros Canais

Se você usa redes sociais ou e-mail marketing para aumentar a visibilidade do seu aplicativo, peça aos seus usuários nesses canais que considerem deixar uma avaliação de sua experiência.

Esses canais são mais íntimos do que uma caixa de diálogo dentro do aplicativo.

E, muitas vezes, seus seguidores são fãs leais que ficariam felizes em deixar uma avaliação para apoiá-lo.

Configure Canais Alternativos Para Feedback Negativo

Quando os usuários ficam frustrados com um aplicativo, muitas vezes deixam uma avaliação negativa.

Compense isso oferecendo um chat de suporte ou um método de feedback onde o usuário possa expressar suas frustrações sem afetar suas classificações.

Isso permitirá que você resolva as preocupações dos usuários sem sofrer uma queda na classificação da sua loja de aplicativos.

Peça Avaliações e Classificações Após Atualizações

Um bom momento para pedir feedback é logo após você ter feito grandes atualizações no seu aplicativo.

Usuários familiarizados com seu aplicativo podem sentir-se animados com suas mudanças, tornando-os mais propensos a deixar um feedback positivo.

Apenas certifique-se de ter testado as mudanças e de que elas proporcionam uma melhor experiência ao usuário primeiro.

6. Maximize os Downloads

Quanto mais downloads seu aplicativo obtém, mais visível ele se torna. Os motores de busca das lojas de aplicativos recompensam os aplicativos populares.

E quanto melhor a visibilidade do seu aplicativo, mais downloads você obterá.

Ambas as lojas de aplicativos funcionam dessa maneira, então você precisa maximizar o número de downloads que obtém.

Isso significa melhorar sua taxa de conversão, ou a porcentagem de usuários que baixam seu aplicativo após verem sua página na loja de aplicativos.

A taxa de conversão média nos EUA é de apenas 31% na App Store e 32,7% no Google Play.

O que significa que dois terços dos usuários que clicam na página da loja de aplicativos ainda não farão o download do aplicativo.

Felizmente, você pode usar a otimização da taxa de conversão (CRO) para monitorar sua taxa de conversão e fazer alterações na página da loja de aplicativos ao longo do tempo para melhorá-la.

As mudanças podem incluir:

  • Alterações no nome ou título do seu aplicativo
  • Diferentes palavras-chave e combinações no campo “Palavras-Chave” (iOS)
  • Melhorar o texto nas descrições
  • Diferentes ícones de aplicativo
  • Elementos visuais mais envolventes ou atraentes
  • Diferentes modelos de precificação para seu aplicativo

Comece testando um novo elemento da lista acima e monitore suas mudanças por um período de tempo (tente um mês).

Se você observar melhorias na taxa de conversão durante esse período de tempo, saberá que suas mudanças provavelmente tiveram um efeito positivo.

Se você observar uma queda na taxa de conversão, pode reverter para a versão anterior daquele elemento ou tentar uma nova variação.

Lembre-se de manter um registro de suas mudanças e das taxas de conversão que se seguem. Isso facilitará a identificação das mudanças que funcionaram melhor.

Tente limitar o número de coisas que você altera a cada atualização, para que possa ter certeza de qual variável afetou (ou não) sua taxa de conversão.

7. Atualize Regularmente

A atualidade é uma parte integral da ASO, já que tanto a Apple App Store quanto o Google Play usam a frequência de atualizações como fatores de ranqueamento.

Isso ocorre porque as lojas de aplicativos e os usuários querem ver aplicativos que estão em constante evolução e melhoria.

Um aplicativo que foi atualizado pela última vez há cinco anos não parece muito atraente, não é?

As atualizações oferecem uma oportunidade de melhorar seu aplicativo com base no feedback dos usuários, correções de bugs e novos recursos.

Você pode usar o campo “Novidades Nesta Versão?” na App Store ou o campo “Notas da Versão” no Google Play para informar os usuários sobre suas mudanças. E incorporar palavras-chave e recursos notáveis que os usuários possam estar procurando.

Considere atualizar seu aplicativo uma ou duas vezes por mês — mesmo que seja apenas para correções de bugs.

8. Monitore os Resultados e Continue Testando

Para que a ASO seja bem-sucedida, você deve testar continuamente diferentes versões dos elementos da loja de aplicativos e construir sobre os resultados.

Para fazer isso, você precisa entender quais mudanças geram resultados positivos.

As análises fornecidas pelas lojas de aplicativos podem oferecer alguns insights importantes. No entanto, nem o Google Play nem a App Store rastreiam os rankings do seu aplicativo.

Com ferramentas como o Mobile App Insights da Semrush, você pode monitorar suas classificações de palavras-chave, downloads, classificações, avaliações e até mesmo a receita.

Você também pode descobrir e rastrear quais palavras-chave resultam em mais downloads para seu aplicativo.

Métricas como essas, juntamente com aquelas fornecidas pelas lojas de aplicativos, são inestimáveis para tomar decisões sobre sua estratégia de ASO e implementações.

Não tenha medo de substituir palavras-chave e tentar diferentes títulos, subtítulos, descrições e palavras-chave (no iOS).

Também teste diferentes designs de capturas de tela e vídeos para entender o que gera mudanças positivas.

Continue ajustando sua estratégia para ver o que funciona e entrega os resultados que você procura.

Apenas certifique-se de manter um registro de suas mudanças. Assim, se os resultados não forem como esperado, você sempre poderá reverter para uma versão anterior.

9. Vá Para o Internacional

Uma maneira direta de obter mais exposição e conquistar um público mais amplo para seu aplicativo é abri-lo para mais localidades.

A App Store e o Google Play permitem a localização do seu aplicativo em dezenas de regiões e idiomas:

  • App Store: Disponível em 175 regiões e 40 idiomas
  • Google Play: Disponível em 143 regiões e 49 idiomas

Você pode aumentar significativamente sua base de usuários tornando seu aplicativo disponível em lojas de aplicativos de diferentes idiomas e regiões.

No entanto, a localização vai além de simplesmente traduzir o texto do seu aplicativo para o idioma local.

Você também deve considerar os contextos culturais dos locais desejados, leis e costumes locais e até mesmo moedas locais. Esses fatores devem influenciar a forma como você apresenta seu aplicativo nas listagens da loja de aplicativos locais.

Por exemplo, estilos de arte e design variam de acordo com a região, e sua página na loja de aplicativos deve refletir isso. Se os designs do seu aplicativo usarem fontes, gráficos ou sons pouco atraentes em sua região-alvo, você pode perder conversões.

Localizar seu aplicativo não é tão simples quanto marcar uma caixa e traduzir algum texto. Mas seus esforços podem aumentar significativamente suas chances de sucesso.

10. Otimize as Taxas de Retenção

A taxa de retenção do seu aplicativo também afeta seu ranqueamento e visibilidade nas lojas de aplicativos — tanto na Apple App Store quanto no Google Play.

A taxa de retenção refere-se à porcentagem de usuários que ainda usam seu aplicativo após um determinado período de tempo após a instalação.

Além de afetar o ranqueamento e a visibilidade nas lojas de aplicativos, a taxa de retenção do seu aplicativo permite que você saiba o quão útil e envolvente seu aplicativo é para os usuários.

A taxa de retenção é um excelente exemplo de como a ASO transcende os simples elementos da página da loja de aplicativos.

Seu trabalho em fazer ASO também se estende ao desempenho do aplicativo, fluxos de usuários, experiência do usuário (UX), interface do usuário (UI) e até mesmo na redação in-app.

Como muitos canais de marketing, a ASO funciona melhor quando é integrada a todas as outras partes da equipe, incluindo design e desenvolvimento de aplicativos.

As análises fornecidas pelas lojas de aplicativos oferecem taxas de retenção e outras métricas de engajamento.

Aqui está um exemplo de como são as análises dentro do App Store Connect:

Visualização de Análises da App Store

Mantenha-se informado sobre essas métricas e trabalhe em estreita colaboração com os membros da equipe para aprimorar e melhorar os números ao longo do tempo.

Pode ser necessário “colocar a mão na massa” nos detalhes internos do aplicativo, mas isso resultará em uma estratégia de ASO mais forte e em um aplicativo melhor.

Considere aprender e implementar estratégias para melhorar as taxas de retenção do seu aplicativo.

11. Incorpore Outros Canais de Marketing

A otimização de lojas de aplicativos pode e deve ser o principal impulsionador de downloads do seu aplicativo.

Mas aproveitar outros canais de marketing para gerar mais downloads pode trazer ainda mais sucesso.

Normalmente, os usuários acessam a loja de aplicativos e realizam uma busca quando estão no fundo do funil de compras (BoFu) e prontos para tomar uma decisão.

Esses usuários provavelmente já fizeram alguma pesquisa e sabem quase exatamente o que querem. Você pode ser capaz de convencê-los com alguns visuais e textos atraentes na página da loja de aplicativos, mas eles já estão na maior parte do processo de decisão.

Ao aproveitar outros canais de marketing, você pode capturar um público maior e alcançar aqueles que estão no topo do funil de compras (ToFu).

Outros canais de marketing incluem um site impulsionado por SEO, marketing por e-mail, uma plataforma de mídia social ou até mesmo anúncios pagos.

Aproveitar outros canais permitirá que você informe os usuários que não estão prontos para comprar ou baixar, mas que estão interessados em saber mais sobre seu aplicativo.

Os sites e outras plataformas de marketing também têm menos limitações do que as páginas das lojas de aplicativos, permitindo que você descreva seu aplicativo e seus recursos com mais detalhes e adicione mais imagens e vídeos que demonstrem sua funcionalidade.

Aproveite a capacidade de alcançar mais usuários e informá-los sobre seu produto mais cedo em sua jornada de compra. Isso tornará mais fácil convencê-los a baixar seu aplicativo.

Focar na ASO pode parecer importante, pois tem uma curva de aprendizado íngreme e é crucial para o sucesso do seu aplicativo.

Mas lembre-se de integrar os outros canais de marketing à sua estratégia geral de marketing para gerar mais downloads de aplicativos e mais tráfego para sua página da loja de aplicativos.

Na Mind Consulting, somos especialistas em integrar ASO com outras estratégias de marketing digital para maximizar o potencial do seu aplicativo. Visite nosso site para saber mais sobre nossas soluções personalizadas para o sucesso do seu aplicativo.

Maximize o Potencial do Seu Aplicativo com ASO Contínua

A otimização de lojas de aplicativos é um processo contínuo.

As lojas de aplicativos mudam o tempo todo. E elas são extremamente competitivas. Isso significa que a ASO deve ser uma parte constante do seu processo de marketing de aplicativos.

Você deve sempre estar ajustando e monitorando seus esforços de ASO.

E mesmo que você chegue a um ponto em que esteja satisfeito com o desempenho da sua loja de aplicativos (dica: nunca esteja satisfeito), as coisas mudam:

Seus concorrentes podem superá-lo. O cenário pode mudar. As lojas de aplicativos podem atualizar suas diretrizes ou algoritmos.

Ao implementar continuamente as técnicas de ASO descritas neste artigo, você pode melhorar a visibilidade do seu aplicativo e aumentar suas chances de sucesso nas lojas de aplicativos.

Na Mind Consulting, trabalhamos lado a lado com você para garantir que sua estratégia de ASO esteja sempre atualizada e otimizada para o sucesso. Fale conosco hoje mesmo para saber como podemos ajudar seu aplicativo a alcançar todo o seu potencial.