Mind Group Technologies Especialistas em Tecnologia

contato@mindconsulting.com.br

Já sabemos, você está lançando seu primeiro aplicativo e está confuso em como subir apps para a loja da Apple? Enviar um aplicativo para a App Store não é tão simples quanto apertar um botão de “Enviar”, mas também não é tão complicado quanto pode parecer. Caso você não seja um desenvolvedor e está a procura de como desenvolver um app, não tem problemas, clique aqui!

Agora, se você é dev, seja bem-vindx e vamos seguir! Este post retrata o passo a passo e pressupõe que você já esteja inscrito no Apple Developer Program (que é obrigatório e tem uma taxa de adesão anual) além de que seu aplicativo segue as diretrizes da Apple e está pronto para enviar. Este guia possui informações da versão mais recente do Xcode que agiliza algumas das etapas e mais contexto da própria documentação da Apple. Bom, vamos lá! Confira o que fazer para distribuir seu aplicativo para teste beta ou para ir ao ar na App Store.

1. Assinatura de código: Crie um perfil de provisionamento de distribuição iOS e um certificado de distribuição

O perfil de provisionamento de desenvolvimento e o certificado de desenvolvimento que você está usando são apenas para dispositivos específicos. Para distribuir seu aplicativo para testadores beta ou para usuários por meio da App Store, você precisará de um perfil de provisionamento de distribuição separado e um certificado de distribuição.

A maneira mais fácil de fazer isso é por meio do Xcode. Se a assinatura automática estiver habilitada, o Xcode criará e gerenciará certificados, identidades de assinatura e tratará do registro do dispositivo para você. Se a assinatura automática já estiver ativada ou se você não precisar de ajuda com a assinatura, pule para a etapa dois.

(Em alguns casos, você pode preferir a assinatura manual. Aqui está um tutorial detalhado sobre como assinar manualmente seu aplicativo. Lembre-se de que todos os destinos em um pacote devem usar o mesmo método de assinatura.)

  • Primeiro, adicione sua conta do Programa de Desenvolvedor ao Xcode, se ainda não o fez. No menu superior, selecione Xcode e escolha Preferências.
  • Clique em Contas. No canto inferior esquerdo da janela, pressione o sinal + e, em seguida, Adicionar Apple ID….
  • Digite o ID da Apple e a senha que você usa para o Apple Developer Program e clique em Sign In.
  • Em seguida, habilite a assinatura automática. No Editor de Projeto, escolha um alvo e selecione Geral.
  • Role para baixo até a seção “Assinatura” e clique no ícone de triângulo para expandir as configurações.
  • Clique na caixa para gerenciar automaticamente a assinatura. Selecione sua equipe.
    Para facilitação, segue uma imagem abaixo dos passos.
how to submit app to app store

Quando você conecta um novo dispositivo ao seu Mac, o Xcode o detecta e registra automaticamente no perfil de provisionamento de sua equipe. Observe que, para iniciar seu aplicativo em um dispositivo, o dispositivo precisa ser registrado no perfil de provisionamento de sua equipe.

2. Crie um registro do App Store Connect para seu aplicativoord for your app

app-store

OBTER UMA CONTA DE CONECTAR APP STORE:
Criar sua própria organização App Store Connect e ser o agente da equipe. Faça login com o ID da Apple que você usou para se inscrever no Apple Developer Program

Ou ser convidado por uma organização existente como um usuário com uma função de administrador, técnico ou gerente de aplicativos. Leia mais detalhes sobre as contas de usuário do App Store Connect aqui.

PARA APLICATIVOS PAGOS
Se você estiver enviando um aplicativo pago, precisará assinar um contrato que abrange os termos de pagamento. Se seu aplicativo for gratuito, você pode pular este passo.

Clique em Agreements, Tax, and Banking no painel do App Store Connect.

Clique em Solicitar em “Solicitar contratos”.

Revise o contrato que aparece, marque a caixa para concordar com os termos e clique em “Enviar”.

Em “Contratos em processamento”, clique em Configurar na coluna Informações de contato.

Na janela que aparece, clique em Adicionar Novo Contato e insira suas informações.

De volta a “Contratos em processamento” na coluna “Informações bancárias”, clique em Configurar e, em seguida, Adicionar conta bancária e siga as instruções para salvar as informações da sua conta.

Na coluna “Informações fiscais”, clique em Configurar. Um formulário fiscal dos EUA é obrigatório, então clique em Configurar e preencha as informações necessárias. Configure os formulários fiscais de qualquer outro país necessários.

Depois de concluir o acima, o status do contrato agora será “Processando”. Depois que a Apple verificar as informações que você forneceu, o que levará cerca de uma hora, o contrato aparecerá agora em “Contratos em vigor”.

ADICIONE UM NOVO APLICATIVO


No painel do App Store Connect, selecione Meus aplicativos.

Clique no sinal + no canto superior esquerdo e, em seguida, em Novo aplicativo.

Para criar um novo registro do App Store Connect, você precisará destes detalhes: plataforma, nome do aplicativo, idioma padrão, ID do pacote e SKU. Você realmente não pode alterar esses detalhes mais tarde, então certifique-se do que inserir.

Use palavras-chave no nome do seu aplicativo para otimizar para descoberta.

O ID do pacote deve ser uma correspondência exata do identificador do pacote no arquivo Info.plist do projeto Xcode (na seção Geral> Identidade do destino).

O SKU não é visível para os usuários e você deve definir. Pode ser um identificador que você usa em sua empresa ou algo que seja significativo para você. Os caracteres aceitáveis incluem letras, números, hifens, pontos e sublinhados e deve começar com uma letra ou número.

Se aplicável, você também pode definir o acesso do usuário nesta etapa.

3. Arquive e carregue seu aplicativo usando o Xcode

Antes de enviar seu aplicativo para revisão por meio do App Store Connect, você precisa fazer o upload da compilação por meio do Xcode.

  • No Xcode, selecione Dispositivo iOS genérico como o destino de implantação.
  • Escolha Produto no menu superior e clique em Arquivo.
  • O Xcode Organizer será iniciado, exibindo todos os arquivos que você criou no passado.
  • Certifique-se de que a construção atual esteja selecionada e clique em Upload to App Store no painel direito.
  • Selecione suas credenciais e clique em Escolher.
  • Na próxima janela que aparecer, clique em Upload no canto inferior direito.

Uma mensagem de sucesso aparecerá quando o upload for concluído. Clique em Concluído.

4. Configure os metadados de seu aplicativo e mais detalhes em seu registro App Store Connect

Na guia “App Store” no App Store Connect, na página “Informações do aplicativo”, você pode adicionar outros idiomas, categorias e o URL da Política de Privacidade do seu aplicativo.

Defina seu aplicativo como gratuito ou selecione seu nível de preço na página “Preço e disponibilidade”.

Na guia “Recursos”, você pode adicionar configurações a qualquer tecnologia da App Store em seu aplicativo, como Game Center e compras no aplicativo.

Neste estágio, seu aplicativo é marcado com um ponto amarelo e o status “Prepare for Submission” no painel esquerdo em “App Store”. Selecione a construção que você deseja configurar. É aqui que você adicionará as informações da página do seu produto na App Store.

app-store

Faça upload das capturas de tela do seu aplicativo (em formato JPEG ou PNG e sem barras de status). Você pode fazer upload de um conjunto de capturas de tela para um dispositivo e usá-los para todos os outros tamanhos.

Clique em Salvar no canto superior direito da janela após o término do upload das suas capturas de tela.

Role para baixo e insira a descrição do seu aplicativo, palavras-chave, URL de suporte e URL de marketing.

  • A descrição e as palavras-chave do seu aplicativo são essenciais. Certifique-se de otimizá-los para descoberta.
  • O URL de suporte pode ser tão simples quanto uma página de destino com um formulário de contato.
  • O URL de marketing pode ser o site do seu aplicativo e é opcional.

Na seção “Informações gerais do aplicativo” abaixo, faça upload do ícone do seu aplicativo, insira o número da versão e os direitos autorais e informações de contato.

  • O ícone do seu aplicativo deve ter 1.024 px x 1.024 px.
  • O número da versão deve corresponder exatamente ao do Xcode.
  • As informações de direitos autorais costumam ser assim: “Copyright (c) 2021, Mind Consulting, Inc.”
  • As informações de contato aqui são as que serão exibidas aos usuários.

Clique em Editar ao lado de “Classificação” e selecione as opções aplicáveis para seu aplicativo. Seja honesto – seu aplicativo pode ser rejeitado durante a revisão se não corresponder à sua classificação.

Na seção “Informações de avaliação do aplicativo”, insira suas informações de contato, quaisquer notas que você tenha para o revisor e defina a data de lançamento da versão.

  • As informações de contato aqui são para o revisor, caso ele precise entrar em contato com você diretamente.
  • As notas para o revisor podem incluir informações sobre hardware específico que ele pode precisar usar ou informações da conta do usuário que pode precisar para acesso.
  • Para os primeiros lançamentos, você normalmente deve deixar a data de lançamento da versão como automática.

No canto superior direito, clique em Salvar. Agora você está quase pronto para “Enviar para revisão”.

5. Envie seu aplicativo para revisão

Role até a seção “Build” no registro do App Store Connect do seu aplicativo.

Clique em “Selecione uma construção antes de enviar seu aplicativo”.

Escolha a compilação que você carregou por meio do Xcode. Clique em Concluído no canto inferior direito, em Salvar no canto superior direito e em Enviar para revisão.

Por fim, responda às perguntas Conformidade de exportação, Direitos de conteúdo e Identificador de publicidade e clique em Enviar. O status do seu aplicativo agora é “Aguardando revisão”.

6. Verifique o status do seu aplicativo

No App Store Connect, selecione Activity no menu horizontal superior e, em seguida, App Store Versions no painel esquerdo.

QUANTO TEMPO UM APP LEVA PARA OBTER A APROVAÇÃO DA APP STORE?
Na maioria dos casos, leva cerca de três a cinco dias para receber a aprovação e pode levar até 24 horas para que seu aplicativo apareça na App Store após a aprovação. Verifique os tempos médios atuais de análise da app store aqui.

Você receberá notificações por e-mail em cada etapa. Leia mais sobre cada status aqui.

Se você estiver em um cronograma apertado e precisar alinhar seu lançamento com um evento específico ou se precisar lançar uma nova versão com uma correção de bug urgente, você pode solicitar uma revisão rápida.

CASO SEU APLICATIVO FOR REJEITADO
Você terá que fazer as correções necessárias antes de enviar seu aplicativo novamente para revisão. Use o Centro de Resolução no App Store Connect para se comunicar com a Apple sobre qualquer dúvida que você possa ter. Você também pode escalar o problema e enviar um recurso se acreditar que seu aplicativo foi rejeitado por engano.

Um dos motivos mais comuns para rejeições da Apple App Store é o desempenho. Certifique-se de que seu aplicativo esteja completo e que você o testou completamente e corrigiu todos os bugs. Usar uma ferramenta de relatório de bug durante o teste beta ajudará a reduzir as chances de seu aplicativo ser rejeitado devido a problemas de desempenho.

CASO SEU APLICATIVO FOR APROVADO
Parabéns! Agora você está na App Store. Você pode visualizar downloads, vendas, classificações e comentários diretamente no App Store Connect. Além disto, não esqueça de nos agradecer, pedir mais tutoriais e incentivar para que a Mind continue ajudando você dev a resolver os problemas do dia a dia! Em breve também teremos uma video-aula do tema <3

app-store

ATUALIZAÇÃO

Caso você queira ver a nossa video-aula completa lançamos no Youtube! <3