Mind Group Technologies Especialistas em Tecnologia

contato@mindconsulting.com.br

Que momento difícil. Se você chegou até aqui, provavelmente está com alguma ideia na cabeça e realmente acredita que ela tem muito potencial para ser executada, certo? Mas e agora, por onde eu posso começar? Quais caminhos devo seguir? A ideia desse artigo é justamente trazer um “norte”, ou seja, mostrar quais são os passos para se criar um aplicativo em 2021 com base na nossa experiência com nossos clientes.

O primeiro passo é validar a sua ideia!

Saber mais sobre como anda o mercado e que soluções que já existem que são semelhantes ao que você quer desenvolver é um dos pontos mais importantes para o sucesso da ideia, afinal, por mais que haja soluções muito boas, nas quais você até consiga rentabilizar em cima, o mercado é competitivo, fazendo com que seja necessário o conhecimento a respeito da concorrência, base para construção de um forte posicionamento.

Pode parecer besteira, mas quando conversamos com as pessoas certas, a evolução do projeto é incrível, principalmente no caso de as pessoas terem experiência na área. Ao contrário do que normalmente pensamos, amigos, parentes e profissionais acabam compartilhando muito conhecimento em relação às ideias, tornando-a muito mais sólida e sanando possíveis gaps de execução que teremos.

Sabemos que é importante também, mesmo que não seja uma ideia inovadora, a presença do TI em sua empresa ou negócio. No mercado, destaca-se aquele que ampara as necessidades do público-alvo, seja como for.

“Mind, minha ideia é boa! Como colocar em prática?”

Legal! Nem tudo na vida são flores, não é mesmo? Toda ideia que queremos executar necessita de investimentos, seja nosso precioso tempo ou então em valores financeiros. Mais calma! Você já tem sua ideia validada, mas é possível dividi-la em fases de execução, ou seja, como podemos efetivamente começar? Qual seria o segundo passo? Como ficará a versão final? Precisamos estruturar essas respostas para definir o que será o nosso MVP (ou produto viável mínimo), que é simplesmente determinar qual o primeiro passo do projeto para que ele seja funcional, bonito, útil, permita validar sua ideia e de uma forma que custe menos (tanto em dedicação como em termos financeiros).

Trazendo um exemplo mais prático, suponha que você queira desenvolver um e-commerce para sua empresa. Numa versão final poderíamos ter:

  • Aplicativos Android e iOS
  • Site para vendas integrado
  • Sistema de controle de estoque
  • Notificações de atualizações para os clientes
  • Sistema de pagamento com boleto, cartão, Pix, etc.
  • Relatórios de busca para interpretar quais os produtos estão sendo mais acessados, quais os maiores interesses dos usuários, taxas de conversão página a página, efetividade das promoções lançadas
  • E muitas outras…

Mas você não concorda que eu também poderia ter somente uma versão Web (um site), que faça o controle de estoques e permita o pagamento via cartão de crédito? Perceba que os dois sistemas são do tipo e-commerce, porém um deles é muito mais detalhado e melhora a experiência do usuário, enquanto o outro possui funcionalidades básicas para que seja bem utilizado e totalmente funcional, permitindo a conversão e aquisição de novos clientes.

Legal! Já tenho o MVP, e agora?

Como já temos um sistema em andamento, precisamos entender quais são os pontos positivos e negativos, quais são as melhorias solicitadas pelos clientes? Quais são mais urgentes? Quais são menos urgentes? Quais são mais fáceis de sanar e trarão maior benefício?

Uma ferramenta muito interessante para realizar essa análise é o Diagrama de Pareto. Em termos mais básicos, este diagrama ajuda a compreender a relação entre “Ação” e “Benefício”, permitindo que nós priorizemos as ações que trarão maior benefício para o sistema.

Continuando no exemplo do e-commerce na versão “MVP”, poderíamos desenvolver num passo 2 os aplicativos ou então implementar o pagamento via pix, como categorizar o que seria melhor? Vários fatores deveriam ser levados em consideração, como por exemplo: solicitações de clientes, custo da implementação, benefícios em termos de taxa de conversão, tempo de implementação, etc… Com todas essas informações, seria possível tomar a decisão de onde investir.

E por fim…

O processo de construção de uma ideia é sempre muito complexo e possui diversos fatores que devem ser levados em consideração. Além disso, a construção inicial é somente o primeiro passo, então é importante considerar no planejamento o avanço das demais fases do projeto. Por fim, antes de fazer qualquer investimento seja ele de tempo ou financeiro, analise as possibilidades, escute conselhos, converse com seus amigos, parentes, clientes e equipe, entenda todas as posições e colete o máximo de informações para assegurar que cada passo dado seja no melhor local possível. Esses são os passos para a criação de aplicativos em 2021.

E agora?

Quer conversar sobre sua ideia?

Entre em contato conosco! Não deixe sua ideia esfriar!