Mind Group Technologies Especialistas em Tecnologia

contato@mindconsulting.com.br

Uma equipe de desenvolvimento dedicada é um modelo de parceria amplamente utilizado no desenvolvimento de aplicativos ou softwares para colaboração remota com um cliente. Transparente e eficaz, esse modelo assim como a terceirização de TI é a melhor escolha tanto para empresas bem estabelecidas quanto para startups em crescimento. 

Neste artigo, explica o que é um modelo de equipe dedicada, seus prós e contras e como ele difere de suas contrapartes – preço fixo e estruturas de tempo e material. Também abordará onde funciona o modelo de equipe dedicada e como a equipe Mind Consulting o usa para trazer a melhor experiência. 

O Que É Um Modelo De Equipe Dedicada?

Uma equipe de desenvolvimento dedicada é um modelo de colaboração com uma equipe terceirizada de desenvolvedores, onde um cliente e uma equipe de desenvolvedores colaboram a longo prazo. Este é um dos modos de colaboração mais populares, que se equipara aos modelos de preço fixo (FP) e tempo e material (T&M). 

Se você optar por colaborar com uma equipe de desenvolvimento dedicada, terá uma equipe de profissionais selecionada especificamente para seus objetivos de negócios. Essa equipe se assemelha a uma equipe interna, que tecnicamente são seus funcionários. 

No entanto, ao contrário dos funcionários, você não se preocupa com questões administrativas, de RH, fiscais e de benefícios sociais com uma equipe dedicada. Ao contrário, você pode se concentrar em questões de negócios de alto nível, enquanto seus parceiros de desenvolvimento fazem o resto. 

Resumindo, um modelo de equipe dedicada fornece uma equipe profissional selecionada a dedo e focada na realização de um projeto específico. Além disso, todas as despesas administrativas estão do lado deles.

Qual É O Custo De Contratar Uma Equipe De Desenvolvimento Dedicada?

De acordo com o relatório da Pesquisa Global de Terceirização 2020 da Deloitte, o principal motivo (70%) para terceirizar é o corte de custos. A contratação de uma equipe dedicada também traz o benefício de redução de custos e veja como. 

O modelo de precificação em uma equipe dedicada é bastante simples. Desde a contratação de uma equipe, cada funcionário tem uma taxa horária específica e você paga pela quantidade de horas trabalhadas. Essa é basicamente a única coisa pela qual você paga. Sem despesas extras com aluguel de escritório para uma equipe, obtenção de equipamentos, impostos, pagamento de contas de luz, etc. 

Além disso, é muito mais barato e rápido contratar uma equipe dedicada de desenvolvimento de software do que buscar cada profissional de forma independente com a equipe de RH.

Quem Está Em Uma Equipe Dedicada?

A composição específica de sua equipe depende de seus requisitos de negócios. Assim, sua equipe de desenvolvimento pode consistir em: 

  • Front-end e back-end, engenheiros full-stack, desenvolvedores de apps;
  • Designers de UX / UI;
  • Especialistas em garantia de qualidade;
  • Analistas de negócios;
  • Gerentes de produto;
  • Gerentes de projeto.

Equipe De Desenvolvimento Dedicada Versus Modelo De Preço Fixo

É comum que um modelo de equipe dedicada seja confundido com o formato de preço fixo. No entanto, essas duas formas atendem a necessidades de negócios muito diferentes.

O modelo de colaboração de preço fixo é uma estrutura em que um cliente paga uma quantia acordada de dinheiro, independentemente das horas trabalhadas ou do trabalho realizado. Este modo se adapta melhor a projetos de curto prazo com requisitos e escopo de trabalho estritamente determinados. 

A principal armadilha do modelo de preço fixo é o risco de pagamento excessivo. Às vezes, você não pode prever com precisão o tempo e o escopo do trabalho. De qualquer forma, você terá que pagar o valor acordado no contrato de preço fixo, mesmo que a obra não tenha sido entregue. 

O modelo de preço fixo funcionará para: 

  • Projetos com prazos claros; 
  • Especificação determinada;
  • Projetos de curto prazo; 
  • Quando não houver mudanças planejadas;
  • Desenvolvimento de MVP. 

Ao contrário dos modelos de preço fixo, o formato de equipe dedicado permite tanta liberdade e espaço para desenvolvimento quanto você precisa, sem pagamento excessivo. 

Equipe De Desenvolvimento Dedicada Versus Modelo De Tempo E Material

Outro formato que normalmente concorre com a equipe dedicada é o Time & Material.

No modelo de Tempo e Material, um cliente paga pelo tempo e esforços reais da equipe despendidos no desenvolvimento de um recurso específico.

Este modelo de colaboração é, portanto, adequado para: 

  • Projetos onde os requisitos podem mudar;
  • O mercado não é totalmente explorado;
  • O ajuste do produto ao mercado ainda não foi determinado.

Embora o modelo de tempo e material também forneça o espaço necessário para pesquisa e desenvolvimento aprofundados, ele não garante que você trabalhará com a mesma equipe durante todo o projeto. Se alguns especialistas não têm tarefas suficientes em seu projeto, eles podem ser indicados para algum outro projeto. 

Enquanto isso, a vantagem do modelo de equipe dedicada está em sua dedicação. Você pode ter certeza que terá uma equipe exclusivamente dedicada ao seu projeto, que não é obrigada a assumir outras atribuições. Bem, é isso que torna uma equipe tão “dedicada”.

3 Sinais De Que Você Deve Contratar Uma Equipe Dedicada

O modelo de equipe dedicada é adequado para projetos complexos de longo prazo, que podem ser expandidos no futuro. Quando sua ideia não se ajusta ao produto e ao mercado e precisa de um estágio de descoberta, a equipe de desenvolvimento dedicada é o melhor. 

Startups Em Estágio Inicial

Se você é uma startup em estágio inicial, espera-se que cresça. Nesse caso, procurar uma equipe dedicada pode ser uma ótima opção. Essa abordagem permitirá que você monte uma equipe rapidamente, economize dinheiro nos processos de contratação e desenvolva o produto com mais rapidez. Enquanto sua equipe interna é deixada para trabalhar em tarefas orientadas para os negócios, a equipe aumentada faz o trabalho adicional. 

Projetos Com Requisitos Vagos

Quando sua ideia não se ajusta ao produto e ao mercado e precisa de um estágio de descoberta, a equipe dedicada é o caminho a percorrer. Como o estágio de descoberta estabelece a espinha dorsal de todo o mecanismo de desenvolvimento do projeto, pode levar meses de testes e entrevistas para finalmente se estabelecer. O modelo de equipe dedicada fornece tempo e recursos para que você se concentre no estágio de descoberta sem medo de gastos excessivos. 

Projetos De Longo Prazo

O modelo de equipe dedicada é adequado para projetos complexos de longo prazo, que têm potencial de expansão. Para revelar o potencial do seu projeto, você precisa de uma forte equipe de desenvolvedores para apoiá-lo ao longo do caminho. Com uma equipe dedicada, você pode ter certeza de que as pessoas com quem você começou a trabalhar seguirão até o final do projeto.

Além disso, vamos dar uma olhada rápida em gigantes da tecnologia como o WhatsApp. Eles contrataram uma equipe dedicada de desenvolvedores para ajudá-los com o aplicativo iOS. Entre outras empresas que usam a abordagem de equipe dedicada estão Apple, Oracle, American Express, IBM, Verizon, Amazon, Doist, Automatic, Buffer e 10up.

Como Funciona A Colaboração De Equipes Dedicadas Com A Mind Consulting?

A equipe da Mind Consulting tem uma ampla experiência de colaboração com um cliente em um contrato de equipe de desenvolvimento dedicado. 

É assim que geralmente iniciamos um novo projeto de equipe dedicado: 

  1. Estimativa de escopo. Nesta fase, descobrimos quanto trabalho deve ser feito e quantas pessoas precisam estar envolvidas.

Para isso, um analista de negócios se comunica com um cliente para descobrir suas necessidades e desejos. Com base nessas informações, os analistas de negócios definem os requisitos do projeto e determinam o escopo do projeto. 

Existem dois cenários possíveis na determinação do escopo:

  • O cliente possui um escopo predefinido. Discutiremos o orçamento com o cliente, considerando as prioridades e os prazos estimados ou dados.
  • O cliente não sabe o escopo exato. Podemos realizar uma etapa de descoberta onde fazemos hipóteses e as testamos com a ajuda de protótipos. 

Com base nos resultados do teste, analisamos se o escopo existente reflete nossos objetivos. Do contrário, prosseguimos com novas descobertas e pesquisas até encontrarmos o escopo necessário.

  1. Seleção de talentos . Nesta fase, reunimos uma equipa de profissionais qualificados e motivados para trabalhar no seu projeto. Aqui estão os critérios que usamos para a seleção: 
  • Rentabilidade – ROI estimado para este projeto;
  • Qualidade e serviço – a equipe da Mind Consulting tem as habilidades e a experiência para fornecer produtos e serviços de alta qualidade;
  • Desenvolvimento de habilidades – oportunidade para o membro da equipe desenvolver habilidades no projeto;
  • Moral e Motivação – as condições psicológicas para trabalhar neste projeto.
  1. Chamada de escopo. Nesta chamada, discutimos os objetivos, marcos e prioridades para o primeiro sprint do cliente. 
  2. Chamada de proposição , onde apresentamos uma sugestão de solução, expectativa de composição da equipe, cronogramas, orçamento, planejamento de atividades adicionais de pesquisa, se necessário.
  3. Chamada inicial . Este é o ponto em que a equipe recebe sinal verde e começa a colaboração. O objetivo da ligação é conhecer a equipe (equipe do cliente e Mind Consulting), discutir quem fará o quê, ter acesso às ferramentas de desenvolvimento, alinhar o projeto e as prioridades do negócio e configurar check-ins.

Conclusão

Resumindo, uma equipe dedicada é a melhor opção para projetos com muitos requisitos vagos: startups aspirantes e negócios de tecnologia em evolução. Para essas empresas, que buscam colaboração de longo prazo, a parceria dedicada é a que melhor se encaixa em termos de custo ideal e profissionais selecionados na equipe. Com isso em mente, você pode decidir por si mesmo se precisa de uma equipe dedicada. 

Mas se você ainda tiver dúvidas sobre o tipo de modelo de colaboração mais adequado para você, fique à vontade para entrar em contato conosco. Nós escolheremos a abordagem que corresponde às suas necessidades.

PERGUNTAS FREQUENTES:

O Que É Equipe Dedicada?

Equipe dedicada é um modelo para uma colaboração de longo prazo entre um cliente e a equipe de desenvolvimento. Nesse formato, uma equipe de desenvolvedores está focada no projeto de um cliente com a garantia de que nenhum membro da equipe será transferido para outro projeto. Isso é o que implica a parte “dedicada”.

O Que Uma Equipe De Desenvolvimento Faz?

Dependendo do tipo de equipe, a equipe de desenvolvimento encontra a adequação do produto ao mercado, constrói o UX e o design da IU, escreve o código, fornece a garantia de qualidade e manutenção do produto. 

Como Você Estrutura Uma Equipe De Desenvolvimento?

Uma equipe típica de desenvolvimento de software é estruturada por especialistas com amplo conjunto de habilidades e experiência: 

  • Gestor de projeto; 
  • Analista de negócios;
  • Designers; 
  • Desenvolvedores;