Mind Group Technologies Especialistas em Tecnologia

contato@mindconsulting.com.br

two black flat screen computer monitors

Você sabia que 60% das empresas de tecnologia terceirizaram parte do desenvolvimento de seus projetos em 2021? E isto não é uma coincidência, entenda os principais benefícios (e cuidados) para este tipo de contratação.

Se você decidir internalizar tudo, você não necessariamente acaba falindo. No entanto, você não deve ignorar os benefícios potenciais da terceirização, porque há uma boa razão pela qual 60% dos empreendedores de TI planejam aproveitar essa possibilidade.

Na verdade, 4 boas razões. Quer saber mais sobre eles? Dê uma conferida!

1. Terceirização para cortar custos de desenvolvimento

Com base em uma pesquisa da Deloitte , cerca de 7 em cada 10 empresas optam pela terceirização justamente por esse motivo, ou seja, como ferramenta para reduzir custos de desenvolvimento.

Basicamente, as estratégias de terceirização exploram as diferenças econômicas entre os países para reduzir os custos trabalhistas.

Dependendo da localização da empresa de terceirização escolhida, é possível reduzir em várias vezes os custos de desenvolvimento de software. Por exemplo, um desenvolvedor web no Leste Europeu pode custar três ou quatro vezes menos que um colega americano ($ 35-50 por hora vs $ 100-150).

Felizmente, as diferenças salariais não refletem de forma alguma menor ou maior competência dos programadores, que podem ser grandes profissionais mesmo em países com custo de vida relativamente baixo.

“Cerca de 7 em cada 10 empresas escolhem a terceirização como ferramenta para reduzir custos de desenvolvimento.”

A redução de custos não se limita apenas a uma questão de estritamente salarial. A economia também vem de despesas reduzidas com equipamentos, espaço de trabalho, treinamento, auxílios e licenças de software. Tudo isso será pago pela equipe terceirizada e não pela sua empresa.

Mais alguns truques para otimizar despesas

Assim como também não serão responsáveis ​​por tratar de todas as atividades necessárias para a contratação de novos talentos, como divulgação de vaga, realização de entrevistas, etc.

Um último ponto que não deve ser subestimado, quando se trata de otimizar despesas, é a possibilidade de mudar de empresa de terceirização caso a primeira escolha se mostre muito cara para manter.

Essa flexibilidade de gastos não existe em situações puramente internas e pode ser aumentada ainda mais negociando com a empresa externa a solução de pagamento que melhor se adapta às suas necessidades em termos de prazos.


2. A terceirização oferece mais flexibilidade

Delegar todas as tarefas auxiliares mencionadas acima a profissionais externos altamente qualificados não significa apenas economizar dinheiro, mas também tempo e esforço.

Você acabará gastando muito menos recursos em recrutamento, treinamento de novos funcionários e gerenciamento em geral. Dessa forma, você pode se concentrar nos aspectos mais importantes de seus projetos, tornando o fluxo de trabalho muito mais rápido.

Além de uma aceleração geral dos processos de trabalho, a terceirização também traz uma flexibilidade muito maior. Isso porque trabalhando com um parceiro externo é muito mais fácil expandir ou reduzir o número de técnicos dedicados a um projeto de forma rápida e com menos restrições.

Você sabe, encerrar ou alterar os termos de uma parceria externa é muito menos traumático do que demitir seus próprios funcionários, tanto em termos de reputação humana quanto da empresa.

A adaptabilidade é um diferencial.

Isso pode ser uma grande vantagem quando se trata de gerenciar cargas de trabalho de pico. Em tais situações, uma empresa deve canalizar todo o seu trabalho para resolver um problema específico.

Ter um aliado externo, como uma equipe de terceirização, vindo em seu socorro rapidamente pode ser uma solução inovadora.

Outras situações imprevistas que podem ser facilmente gerenciadas com a contribuição de equipes de terceirização são o mau funcionamento e o tempo de inatividade de sistemas informatizados internos ou uma violação na segurança de seus dados.

Para lidar com esses imprevistos, é prática comum contar com empresas externas que possam zelar pelo correto funcionamento de seus sistemas.

3. A terceirização pode reduzir os riscos do negócio

Quando você terceiriza um projeto de desenvolvimento de software, você não apenas delega responsabilidades, mas também riscos. Na verdade, a terceirização é uma ferramenta excepcional para mitigar os perigos potenciais associados ao desenvolvimento de produtos.

Claro, a pesquisa de mercado pode ajudá-lo a prever e evitar problemas inesperados. Mas uma certa probabilidade de risco é tida como certa ao fazer negócios e é particularmente perigosa para startups e pequenas empresas de TI que ainda não desenvolveram uma base sólida e estratégias comprovadas.

Graças ao apoio de uma equipa de outsourcing, o desenvolvimento de software será gerido por especialistas com gestão de workflow eficaz e competências reconhecidas.

Além disso, essa equipe cuidará da resolução de quaisquer imprevistos, que podem ir desde a doença (e consequente ausência) de um integrante da equipe até custos e tempos de desenvolvimento maiores do que o planejado.

4. A terceirização oferece um enorme pool de talentos

O benefício final da terceirização no setor de TI é a oportunidade de aproveitar um imenso pool de talentos e adentrar métodos ágeis de desenvolvimento.

Milhares de profissionais em todo o mundo estão literalmente a um clique de você e de sua empresa, prontos para serem contratados sem todos os custos envolvidos no recrutamento de desenvolvedores internos.

A quase total ausência de limitações espaciais representa um benefício significativo na era do COVID-19, devido a todas as suas implicações dramáticas. Mas também é uma abordagem válida para lidar com a conhecida e eterna escassez de desenvolvedores de software qualificados para contratar.

Para os insiders, não é segredo que apenas uma pequena minoria de programadores está desempregada e procurando um novo emprego (6,4% dos 90.000 desenvolvedores pesquisados, de acordo com a Stack Overflow Developer Survey 2019 ).

Terceirizar é legal… mas use-o corretamente!

Considerando o que foi dito até agora, não é à toa que a Indústria de Outsourcing de TI representa atualmente um mercado de US$ 92,5 bilhões .

Mas… isso significa que a terceirização é sempre a melhor escolha? Bem, obviamente não. A escolha desse caminho deve sempre ser feita levando em consideração os prós e os contras.

Sem dúvida, delegar o desenvolvimento de software a uma equipe externa leva a mais alguns problemas de comunicação e um relacionamento menos “íntimo” e mais incerto. Basicamente, você não sabe ao certo com quem está lidando.

“A indústria de terceirização de TI representa atualmente um mercado de US$ 92,5 bilhões.”

Se você não conhece alguém, peça feedback!

Felizmente, a Internet é uma ferramenta valiosa para descobrir as equipes mais talentosas que você pode confiar para seus projetos.

Existem inúmeros bancos de dados que coletam feedback sobre o desempenho das empresas de terceirização. Quer saber o que os clientes pensam do nosso trabalho? Dê uma olhada no Clutch , um dos bancos de dados de TI mais conhecidos e prestigiados.

Spoiler: Nós da mind temos ótimas críticas e elogios (sim, terceirizamos! Clique aqui)

Spoiler 2: Nós não os subornamos dando café aos seus gerentes. Na verdade, nunca dividiríamos nosso cafézinho.