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Quer mais trafégo do Google? Quer subir algumas posições no ranking de pesquisa? Então você está lendo o artigo certo!

São diversos os “atalhos” ou falta de informações que podem ocasionar em uma “queima” de toda uma estratégia de marketing. Para isto elaboro aqui ações e informações para que você (mesmo sem total expertise do assunto) tenha ciência do que pode ser realizado e melhorado em seu posicionamento digital. Vale ressaltar que os tópicos abaixo são atualizados e estão em vigência com a nova política do Google adotada em 2019.

1.Análise de keywords. Como encontrar o seu site?

Existem duas maneiras de encontrar palavras-chave para otimizar seu conteúdo. Digite palavras-chave aleatórias em uma ferramenta OU encontre as palavras exatas que seus concorrentes já utilizam.

Ambas as abordagens podem funcionar. Dito isso, é realmente muito mais eficaz entender e captar as palavras que seus concorrentes trabalham. Mas como?

Primeiro, encontre um site de concorrente que já esteja classificado no Google. Dessa forma, utilizamos sites de engenharia reversa que nos ajudam com isto. Por exemplo, no meu caso, um site como o QuickSprout é um que a) escreve sobre os mesmos tópicos de SEO e b) está indo muito bem em termos de SEO.

Em seguida, insira a página inicial do site em uma ferramenta como SEMRush ou Spyfu. Com isto você terá uma lista das palavras:

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É claro que algumas dessas palavras-chave não farão sentido para sua empresa. Por exemplo, eles podem segmentar palavras-chave que seus clientes não pesquisam. Ou talvez eles estejam classificando palavras-chave ultra competitivas para as quais exige um alto investimento para aparecer em primeiro no Google. É por isso que você deve se concentrar nas palavras-chave que a) seu cliente-alvo pesquisa no Google e B) você pode criar um conteúdo interessante.

2. Conheça quem é seu tráfego hoje.

Uma vez que já se conhece as palavras-chave mais interessantes em seu contexto atual podemos trabalhar em cima delas, porém vale também conhecer como hoje o seu site é encarado pelo Google, como hoje se posiciona e é encontrado, já pensou nisso?

Para conferir este posicionamento é bem simples, utilizaremos aqui o Google Search Console entrando nele com o seu website ele vai trazer informações importantes e um histórico sobre o link que você está logado.

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Temos como exemplo a análise de performance do website acima, com um total de 357 cliques e uma posição média de 18.6 (média da posição do seu site nas pesquisas). Para conhecer um pouco mais sobre como o seu site performa basta descer na página tendo a listagem de palavras-chave e seu posicionamento atual no Google.

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Por exemplo na imagem ao lado possuimos palavras-chave com boas impressões, sendo ordenadas por posição, sabendo quais estão performando melhor ou pior com cada resultado de pesquisa, sendo um complemento bem interessante para o nosso item 1.

3. Análise de performance (GT Metrix). Aumente a velocidade de seu site!

O GT Metrix é uma das ferramentas que mais se encontra detalhes para obter relatórios completos sobre o desempenho de seu site. É uma ferramenta gratuita que analisa o desempenho de velocidade de sua página usando o Google Page Speed e o YSlow (2 indicadores âncora para ter uma noção da performance de seu website!).

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Esta analise é interessante pelo fato de que a própria plataforma já indica quais são os problemas e suas possíveis soluções para que o desempenho seja melhorado, por exemplo na imagem acima vemos que o PageSpeed é diretamente relacionado com a falta de otimização das imagens do site (imagens pesadas, muitas vezes sem reduzir o seu tamanho (site que faz isto online). Claro que alguns pontos de fato exigem um nível técnico maior, porém, ao menos saber como está a “saúde” atual de seu site é de extrema importância, certo?

Página que levam mais que 3 segundos para carregar possuem uma taxa muito elevada de desistência.

4. Otimize seu conteúdo para maximizar a capacidade de “compartilhação

Vamos imaginar: a maioria dos conteúdos on-line hoje em dia não valem a pena compartilhar. E sem compartilhamentos especialmente backlinks (links para interação entre sites como este aqui) você não vai classificar no Google. Felizmente, levar seu conteúdo de “zero” para “herói” não é tão difícil.

Primeiro, utilize URLs curtos em quase todos os posts de seu blog, por exemplo: mindconsulting.com.br/SEO-tecnicas

Por quê?

URLs curtos tendem a receber mais cliques. E mais cliques = classificações mais altas (graças ao Google Rankbrain). Em seguida, sempre coloque os botões de compartilhamento social em destaque na página.

5. Publique conteúdo com pelo menos 1.800 palavras

Na verdade, este tópico traz um estudo de 1 milhão de resultados de pesquisa do Google descobriu que a contagem média de palavras de uma primeira página no Google resulta em 1.890 palavras.

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Conforme o gráfico acima, vemos que o conteúdo mais longo também apresenta ótimo desempenho para pesquisas, sendo o número de palavras indiretamente proporcional ao rankeamento do Google, ou seja, quanto mais palavras, menor a posição de rankeamento (melhor!). Por que as postagens longas funcionam? Primeiramente, postagens longas mostram ao Google que você está fornecendo informações detalhadas para os pesquisadores.

Mas isso não é tudo – O conteúdo detalhado traz uma mudança emocional importante que leva as pessoas a compartilhar conteúdo online: admiração.

6. Faça links externos para sites com conteúdo relevante.

"Fazer links externos para outros blogs é crucial para o crescimento"

Afirma Brian Clark, fundador da Copy Blogger, o que é fundamental para que o Google vincule páginas com tráfego e rankeamento alto com algumas de menor fluxo. Se você tem lido posts de websites grandes, deve ter se reparado com inúmeros hiperlinks, perceberá que fazer links externos para outros sites é um hábito comum, pois isto melhora o rankeamento.

7. Escrever para pessoas, para as ferramentas de busca depois.

Todo o conteúdo interessante hoje em dia deve ser escrito para que as pessoas: encontrem algo que seja interessante, prático e confiável.

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Esqueça que o Google existe por um instante quando estiver escrevendo. Crie conteúdo que irá ajudar alguém. Com o novo algoritmo RankBrain acredita-se que resultados interessantes vão sim ter um rankeamento prioriário nas pesquisas. É engraçado que, quando você põe os seus usuários em primeiro lugar, você escreve conteúdo útil e as ferramentas de busca irão recompensar, porque as ferramentas de busca seguem os usuários. Não é o contrário que acontece.

Bônus: Tenha as análises funcionando desde o início.

Não adianta investir em textos, backlinks, melhorias de performance, investir em keywords se o rastreio disto tudo não é bem feito, lembrando que este item exige sim um nível técnico um pouco mais detalhado, para isto vale ponderar investir em uma empresa especializada para cuidar destas análises e possíveis melhorias ou implementações de SEO, para isto existem inúmeras uma delas caso seja de seu interesse deixo aqui: Mind Consulting (basta clicar)