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Muitas empresas, principalmente por conta da pandemia do COVID-19, investiram esforços em TI para o desenvolvimento de soluções web e mobile com o objetivo suprir as demandas internas e externas. Entre as soluções, estão principalmente os aplicativos. Mas, não adianta contar com uma solução dessa e os usuários finais não a encontrarem, por exemplo, nas principais plataformas para download, sendo necessário também esforços na entrega da solução. Isto é possível com SEO para aplicativos em 2021.

Explicamos um pouco sobre SEO e técnicas de SEO para websites em um artigo anterior. SEO resumidamente é um mecanismo que facilita a visibilidade da plataforma para o público-alvo, quando aplicado de forma efetiva e estratégica na divulgação de aplicativos, ajuda no crescimento de usuários finais utilizando a solução, dispensando grandes investimentos em outras formas de publicidade.

Quer saber mais sobre SEO para aplicativos e alavancar seus números de utilização pelos usuários finais? Então veja mais aqui neste artigo.

Por que sua empresa deve investir em um aplicativo?

É evidente como em nosso dia-a-dia os aplicativos estão presentes para as diversas demandas cotidianas. Seja, por exemplo, para lazer, finanças, organização ou compras, há diversas soluções que prendem a nossa atenção na tela de um celular horas e horas por dia. A cada dia que passa, por conta da possibilidade em tirar inúmeras ideias do papel, as chances de alguém procurar e pagar por uma solução funcional aumentam. Nestas soluções há lucros bilionários por ano.

Neste cenário, uma empresa ou projeto que conta com uma solução em aplicativos, seja de qualquer setor, tem grandes chances de estar a frente de seus concorrentes e consequentemente trabalhar melhor o funil de vendas que esta possui, tendo como resultado final mais adeptos a sua marca.

Um aplicativo mobile ajuda, e muito, no fortalecimento da presença da sua marca no público-alvo. Seja para apresentar melhor as informações da sua empresa ou produto, levar ofertas exclusivas, notificar em primeira mão as oportunidades ofertadas por sua empresa e consequentemente elevar a visualização/vendas, o aplicativo mobile oferece a oportunidade de maiores chances de interação e conversão.

Por fim, e não menos importante, a relação da sua empresa ou projeto pode ser fortalecida através de funcionalidades nos aplicativos mobile como a comunicação direta, atendimento prioritário, direcionamento de demandas, e assim vão as possibilidades. Tenha em mente que um aplicativo reforça os laços de seu projeto ou empresa com o cliente, trabalhando a fidelidade e possivelmente a fonte de receitas.

Como trabalhar a otimização de buscas do aplicativo?

Para ajudar no entendimento sobre como fazer SEO para aplicativos em 2021, separamos em 2 classes de objetivos que você e sua empresa devem trabalhar para elevar a visualização e atingir com eficiência o seu público-alvo.

A primeira classe diz respeito aos fatores que são de controle do desenvolvedor. A segunda classe sofre influência de fatores externos.

Confira abaixo como você pode fazer SEO para aplicativos focando na melhoria dessas classes:

Abordagem de controle do desenvolvedor para melhoria do SEO do aplicativo:

  1. Título do aplicativo – É um dos fatores mais importantes, senão o principal, para posicionar o aplicativo de uma forma interessante nas principais lojas para download. É muito importante que o título seja de fácil escrita, com foco na memorização pelo usuário, assim reforçando as características de sua marca. Se possível, associar o título a categoria da solução para facilitar ainda mais encontrar a solução (Por exemplo colocar pizzaria no nome de aplicativos para pizzaria).
  2. Descrição do aplicativo – Destaque os principais pontos diferenciais do aplicativo, dispondo de uma linguagem fácil e atraente ao ponto de abranger todo o público-alvo – e além!
  3. Conteúdo visual – Trabalhe as imagens que as plataformas possibilitam disponibilizar ao público-alvo de uma forma atraente e informativa. É de extrema importância que os diferenciais estejam presentes nestas, alinhado com as expectativas que o público-alvo busca em seu aplicativo.

Abordagem de influência de fatores externos para melhoria do SEO do aplicativo:

  1. Reviews dos usuários – Outro ponto principal para melhoria do SEO do aplicativo é a atenção aos feedbacks dos usuários nas plataformas para download. A quantidade de estrelas e comentários de outros usuários influenciam bastante na escolha por um aplicativo, podendo sua solução ficar para trás da concorrência. Preste atenção no feedback do usuário buscando assim manter os pontos positivos e melhorar aqueles apontados como negativos.
  2. Link Building – Links externos associados aos aplicativos também são considerados no SEO. Quanto mais as referências anexadas, como websites institucionais ou blogs, estiverem otimizados e dentro da estratégia de divulgação do aplicativo, melhor o desempenho no rankeamento do seu aplicativo.

Existem outras formas de otimizar as buscas pelo aplicativo?

Com certeza! A solução em desenvolvimento do aplicativo é também um fator em SEO para aplicativos em 2021. Escolha uma empresa de confiança e que ofereça um serviço de qualidade para o desenvolvimento de seu aplicativo. Inclusive, se seu projeto ou empresa tem uma ideia de aplicativo no papel, faça acontecer com a Mind Consulting

É de extrema importância que o seu aplicativo seja concebido seguindo as expectativas do seu público-alvo. Quanto mais alinhada a solução, mais resultados são gerados. Foque em soluções funcionais e elegantes, sem abrir mão da usabilidade e segurança.

Ainda não sabe por conta começar? Indicamos o caminho para você