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Já parou para pensar como os aplicativos (gratuitos ou não) ganham dinheiro? Este artigo é para empreendedores que desejam aprender como criar e monetizar um aplicativo ou ganhar dinheiro com aplicativos para ganhar uma renda passiva publicando aplicativos gratuitos no mercado de apps. Além de empresas que querem potencializar seus resultados com outras fontes de renda.

Introdução

Como o mercado de aplicativos gratuitos sempre superou os pagos (em termos de lucros e números de downloads), a maioria das pessoas costuma fazer uma pergunta comum: quanto dinheiro os aplicativos geram. Como ganhar dinheiro com aplicativos?

Antes de respondermos a essa pergunta sobre como os aplicativos gratuitos ganham dinheiro, a primeira coisa que você precisa saber é que o boom dos aplicativos não acabou (e não vai), de acordo com o Techcrunch.

Embora o percentual das receitas de aplicativos pagos tenha diminuído de 75,9% para 37,8%, o mercado de aplicativos móveis ainda vale bilhões de dólares. Então vamos lá: como ganhar dinheiro com aplicativos?

Estatísticas de download de aplicativos gratuitos e pagos

Na verdade, aqui está um gráfico interessante que mostra a diferença entre os downloads de aplicativos pagos e downloads de aplicativos gratuitos:

downloads of free and paid apps

No tom mais claro temos o volume de downloads de apps gratuitos comparando com os pagos em um tom mais escuro.

Portanto, se você acha que aplicativos móveis gratuitos não são tão lucrativos quanto os pagos, não poderia estar mais errado. O fato é que 98% da receita mundial vem de aplicativos gratuitos, de acordo com o Google Play. E você precisa pensar mais sobre a estratégia de monetização (modelo de negócios) de seu aplicativo.

A Techcrunch também diz que mais de 90% dos aplicativos no mercado agora são gratuitos. Além disso, as receitas geradas por aplicativos que cobram pelo download (aplicativos pagos) devem cair nos próximos anos.

Agora, se você quiser aprender como monetizar seu aplicativo sem um anúncio ou como os aplicativos ganham dinheiro, então você veio ao lugar certo.

Já trabalhamos com muitos empreendedores ao longo dos anos de nossa jornada e os ajudamos a converter suas ideias nos melhores aplicativos para ganhar dinheiro.

Na verdade, nossos clientes admiram a experiência que temos no desenvolvimento de aplicativos de fotos e vídeos. E por causa disso, fomos capazes de construir aplicativos que geram dinheiro para você e podem gerar uma boa quantidade de receita para nossos clientes, mas também fomos classificados na lista dos melhores aplicativos de fotos e vídeos da categoria.

Se você quiser saber mais sobre esses aplicativos de fotos e vídeos desenvolvidos por nós, visite nossa seção de portfólio.

Possibilidades de monetização de aplicativos

De acordo com o Statista, esses foram os métodos de monetização de aplicativos mais populares usados pelos principais editores de aplicativos.

Depois de olhar para essas estatísticas das lojas de aplicativos, se você está se perguntando sobre a principal diferença entre os aplicativos gratuitos e pagos. Aqui, restringimos uma essência para você.

Diferença entre aplicativos gratuitos e pagos

Aplicativos grátisAplicativos pagos
Esses aplicativos obviamente atraem mais usuários direcionados e aumentam a visibilidade e os downloads.
Para aproveitar, ótimas avaliações, esses aplicativos são uma ótima maneira de otimizar seu aplicativo na app store.
Eles são mais baratos porque não são complexos do que os pagos.
Múltiplas possibilidades de monetização no futuro.
Ajudam na construção da imagem e do nome da marca no mundo online.
O aplicativo pago tem menos downloads, você perderá automaticamente clientes em potencial que não estão dispostos a pagar.
Maior expectativa do usuário – você terá que garantir que seu aplicativo funcione perfeitamente e ofereça um conjunto completo de recursos.
O desenvolvimento e design de aplicativos pagos é Opções de monetização limitadas bastante altas – taxas mensais e anuais.
Mesmo com muitas avaliações excelentes, as pessoas têm menos probabilidade de comprar um aplicativo se não puderem testá-lo primeiro.

Ok, então você pode ver claramente que existem muitas maneiras diferentes de ganhar dinheiro com o desenvolvimento de aplicativos, mas quais são as principais opções aqui? Como as pessoas ganham dinheiro com aplicativos gratuitos dessas maneiras?

Resumindo, os aplicativos gratuitos ganham dinheiro usando uma destas 11 estratégias de monetização de aplicativos: publicidade, assinaturas, venda de mercadorias, compras no aplicativo, patrocínio, marketing de referência, coleta e venda de dados, venda adicional gratuita, compras físicas, taxas de transação e financiamento coletivo . Vamos analisar os principais e mais populares modelos de receita de como ganhar dinheiro com aplicativos gratuitos.

11 modelos de receita mais populares de como os aplicativos gratuitos ganham dinheiro

  1. Propaganda
    A publicidade é provavelmente a mais comum e fácil de implementar quando se trata de aplicativos gratuitos que geram dinheiro. E também é feito por meio de uma rede de anúncios de terceiros. De acordo com o último relatório e estudo do Statista, aqui estão os detalhes sobre os gastos com publicidade móvel no ano de 2019 e previstos para 2020. Ano de 2019: 190 bilhões de dólares americanos
    Estimado em 2020: 280 bilhões de dólares. Usar anúncios para monetizar aplicativos e ganhar dinheiro é bastante simples. O proprietário de um aplicativo só precisa exibir comerciais dentro de seu aplicativo móvel ou optar por marketing afiliado e ser pago por redes de anúncios de terceiros. Você pode ser pago sempre que um anúncio é exibido (por impressão), por clique no anúncio e quando um usuário instala o aplicativo anunciado. Por ser um aplicativo de versão gratuita, você também pode executar campanhas publicitárias para gerar receita de anúncios por um período específico de tempo. Existem principalmente 4 tipos de anúncios gráficos que são exibidos pelos provedores de aplicativos para monetização. Mas, como proprietário de um aplicativo, você precisa monitorar se os usuários-alvo estão achando esses anúncios divertidos ou se eles os estão bloqueando.

Anúncios pop-up

Esse tipo de anúncio de aplicativo consiste em pop-ups em tela inteira que são exibidos em intervalos de tempo específicos. Os usuários podem fechar este anúncio por um botão Fechar no canto superior esquerdo ou direito.

Por exemplo, um anúncio pode ser exibido quando um usuário termina de editar uma foto e a salva na galeria.

Este método é usado pelo Gaana, que é um ótimo exemplo de monetização de aplicativo. Este aplicativo, integrando tal tática de anúncio sem quaisquer taxas de publicidade, conseguiu aprimorar sua experiência com o aplicativo.

Banners:

Esses anúncios gráficos são exibidos em tamanhos diferentes e na parte superior ou inferior da tela do aplicativo. Eles costumam ser pequenos e menos obstrutivos, o que ajuda os usuários a usar o aplicativo livremente.

Anúncios em vídeo no aplicativo:

In-app video ads

Esses anúncios são exibidos automaticamente e geralmente usados como um vídeo de recompensa em troca de algumas recompensas no aplicativo. Por exemplo, assistindo ao vídeo do anúncio, os usuários do aplicativo podem obter a moeda do aplicativo, que pode ser útil para desbloquear níveis no jogo ou obter recursos adicionais. Este é o modelo de receita de anúncios popular entre os usuários.

Anúncios nativos:

Native ads

Os anúncios nativos são integrados para aparecer como um elemento natural no aplicativo. Na maioria das vezes, é manifestado para promover um produto ou um aplicativo móvel. Nesse caso, o marketing de afiliados ajudará no engajamento do usuário para o seu aplicativo gratuitamente.Esse método está se tornando cada vez mais popular atualmente porque os usuários estão menos irritados e intrusivos com esses anúncios.

No entanto, um ponto que você precisa saber sobre os anúncios nativos é que sua receita pode ser muito baixa em comparação com outros métodos. E apesar dos desenvolvedores de aplicativos móveis considerarem os anúncios nativos a melhor estratégia, eles são os mais odiados pelos usuários.

ProsContras
Ele aumenta a receita rapidamente do seu aplicativo por meio da taxa média de cliques.
Os anúncios no aplicativo têm uma probabilidade maior de atingir o público-alvo.
Os anúncios ajudam a medir a interação do usuário
Os anúncios em vídeo geram mais tráfego do que redes de mídia social, navegação na web ou anúncios em áudio
Este modelo é eficaz apenas com aplicativos que têm uma grande quantidade de usuários.
Anúncios irrelevantes – se seus anúncios forem totalmente diferentes do contexto da categoria do aplicativo os usuários poderão desinstalar.
Anúncios não atraentes – são facilmente ignorados pelos usuários on-line.
Pode criar uma interrupção na experiência do aplicativo com a navegação do usuário.

2. Assinaturas
As assinaturas podem ser uma estratégia de monetização bastante útil. Os editores de aplicativos podem optar por oferecer conteúdo gratuito em seus aplicativos por um período limitado e, em seguida, cobrar dos usuários uma taxa de assinatura que lhes permitirá acessar o conteúdo completo sem quaisquer restrições.

A técnica popular e comum usada pela maioria dos editores de aplicativos gratuitos é oferecer um período de teste gratuito e, em seguida, cobrar a taxa de assinatura para aqueles que desejam continuar a acessar o conteúdo do aplicativo.

Esse tipo de estratégia é frequentemente usado para serviços em nuvem, streaming de áudio e vídeo e serviços de notícias online.

Para facilitar a integração desse modelo de receita, a Apple está prestando atenção extra e fazendo mudanças significativas no funcionamento dos modelos de assinatura de aplicativos. No modelo atual, a Apple manterá sua divisão de receita atual 70/30 para o primeiro ano de assinatura. Após um ano, a nova divisão da receita 85/15 será implementada automaticamente.

Este novo formato foi feito para incentivar os editores de aplicativos a vender seus aplicativos por uma taxa recorrente em vez de um custo único. Mas, apesar disso, apenas 5% dos aplicativos de maior sucesso estão usando um modelo de receita de assinatura ou desenvolvendo aplicativos móveis baseados em assinatura, de acordo com a Sweet Pricing.

Antes de concluir este modelo de negócios, vamos dar uma olhada nos prós e contras dessa estratégia.

ProsContras
É um modelo adequado para serviços em nuvem que fornecem conteúdo (como o Spotify)
Os usuários serão mais engajados com o app, isso resulta em uma receita mais confiável.
A Apple Store recompensa o aplicativo para manter os clientes por um longo período de tempo
Você precisa inovar continuamente os recursos e os conteúdos para os assinantes do aplicativo.
A transição de uma taxa única para uma cobrança mensal pode resultar em uma reação negativa dos usuários existentes.
O período de teste gratuito é obrigatório e pode exigir ajustes.
Pequenos negócios provavelmente não terão valor suficiente para justificar pedindo pagamentos mensais recorrentes

3. Venda de mercadorias
Outra abordagem inovadora é vender mercadorias em seus aplicativos móveis gratuitos.

Muitas empresas de comércio eletrônico criam versões gratuitas para vender bens físicos, como brinquedos, camisetas, sapatos, etc. Esses produtos físicos podem ser vendidos diretamente no aplicativo ou por email marketing.

Para incentivar os editores de aplicativos a usar essa estratégia, a Amazon lançou um serviço chamado Merch by Amazon, que permite que os editores criem suas obras de arte, carreguem-nas em suas plataformas e promovam seus produtos. É uma estratégia ganha-ganha para os proprietários e usuários do aplicativo.

Para facilitar, a Amazon cuida até do pagamento e entrega dos itens.

Agora, dê uma olhada nesses prós e contras que o ajudarão a decidir se deve selecionar esse modelo de monetização para sua ideia de aplicativo gratuito.

ProsContras
Vender online permite que você alcance mais pessoas a qualquer hora, em qualquer lugar.
É um recurso de conveniência adicional, permitindo aos usuários navegar em seu estoque e fazer pedidos de acordo.
O corredor sem fim onde os compradores nunca precisam sair de mãos vazias
Problemas de integração de software – as soluções de e-commerce podem levar tempo e aumentar os erros de operação
Dificuldade na visibilidade de estoque
Experiência de compra em diversos canais

4. Compras dentro do aplicativo
As compras no aplicativo são feitas diretamente de dentro dos aplicativos móveis gratuitos e geralmente são um processo bastante simples. Eles são normalmente usados para acessar conteúdos ou recursos especiais, como powerups, níveis restritivos ou recursos adicionais.

Em palavras simples, as compras no aplicativo fornecem a capacidade de vender uma variedade de itens virtuais diretamente do aplicativo. Os melhores aplicativos de jogos gratuitos, como Clash of Clans e Angry Birds, aprimoraram a experiência do usuário, fornecendo aos usuários compras no aplicativo.

De acordo com a Forbes, os aplicativos com compras no aplicativo geram a maior receita para seus editores. Essa estratégia de monetização também deve dominar nos próximos anos.

Geralmente, esse modelo é usado por editoras de jogos, principalmente por causa do dinheiro digital. Na verdade, metade dos jogos fornece mais de uma moeda de jogo, como gemas, moedas e ouro. Essas compras no aplicativo desempenham um papel importante nos downloads de aplicativos.

5. Patrocínio
O patrocínio é um dos métodos de monetização menos usados, mas ainda pode ser uma estratégia interessante.

Em palavras simples, o patrocínio em seus aplicativos móveis pode ser uma estratégia de monetização de aplicativo poderosa se o editor do aplicativo construir o aplicativo de nicho certo para um público-alvo e lançá-lo em nome de outra empresa.

Semelhante aos sites, os editores de aplicativos precisam considerar patrocinadores cujo público-alvo é o mesmo que aquele que está sendo abordado pelo aplicativo. Antes de construir o aplicativo, criar uma lista de organizações e marcas que poderiam se beneficiar da parceria é um bom ponto de partida.

Um bom exemplo de como os aplicativos gratuitos ganham dinheiro por meio de acordos de patrocínio é o patrocínio da Home Depot no aplicativo Weather Channel. o plano de fundo animado do aplicativo por trás da medição de temperatura é o anúncio colocado pelo patrocinador para direcionar os proprietários interessados em impermeabilizar suas casas.

6. Marketing de referência
O marketing de referência envolve a promoção de um produto ou serviço de terceiros como uma forma de otimizar as oportunidades de receita.

Os editores de aplicativos podem promover ou vender produtos ou serviços de afiliados com base no número de cliques ou instalações. Para isso, você pode usar anúncios pop-up para promover o aplicativo de outra pessoa ou anunciar produtos.

Existem diferentes tipos de modelos de marketing de referência que os editores usam em seu desenvolvimento.

Custo por aquisição ou Custo por ação (CPA):

Existem várias redes de afiliados nas quais você pode encontrar a que melhor se adapta ao seu aplicativo móvel gratuito. Nesse modelo, você pode promover outros aplicativos, anunciar produtos com pop-ups ou promover aplicativos por meio de uma loja de aplicativos e ganhar dinheiro.

Custo por clique (CPC):

Este tipo de modelo de receita é baseado no número de cliques em um anúncio exibido. Você pode ingressar em redes populares como a Adfonic ou a AdMob do Google para este modelo. Ambos fornecem texto e anúncios gráficos que o ajudarão a ganhar dinheiro com o aplicativo.

Custo por visualização (CPV):

Este modelo envolve cobrança com base no número de interações de anúncios ou exibições de vídeo. A BrightHouse, empresa de desenvolvimento de jogos para smartphones, aumentou com sucesso sua receita de aplicativos em 130% por meio de redes de custo por visualização.

Eles usaram vídeo e também anúncios intersticiais em seus jogos para smartphones para criar intervalos naturais entre as sessões do jogo.

Custo por instalação (CPI):

O custo por instalação é um mecanismo de marketing relativamente novo e é o equivalente móvel do CPA (custo por aquisição) no mundo do marketing na web.

O custo por instalação é exatamente o que parece – você é pago por cada instalação do aplicativo anunciado em seu aplicativo gratuito.

Existem várias plataformas que fornecem software para instalar em seu aplicativo. O melhor exemplo desse modelo é Chartboost e Playhaven. Ambas são redes de terceiros que possuem software que você instala em seu aplicativo.

7. Coletando e vendendo dados
Como você sabe, os aplicativos coletam muitos dados dos usuários, em termos de comportamento do usuário ou outros usos do aplicativo. Todos esses dados comportamentais do usuário são desejados por muitos pesquisadores em diferentes áreas.

Isso significa que o aplicativo para editores gratuitos pode vender os dados de comportamento de seus usuários para esses pesquisadores e ganhar uma boa quantia de dinheiro. Os dados geralmente contêm endereços de e-mail dos usuários, contas de mídia social e preferências pessoais.

Existem duas maneiras de se beneficiar deste modelo. Você pode acompanhar o que os usuários fazem e vender dados para empresas e pesquisadores externos ou pode usar os dados brutos para seus próprios fins.

Do ponto de vista do marketing, as empresas querem pagar para exibir anúncios ao público mais relevante. Portanto, se você conseguir reunir dados relevantes suficientes, poderá ter uma maneira de lucrar com isso.

8. Freemium
Quando se trata de um modelo freemium, os aplicativos estão disponíveis gratuitamente para download, mas contêm recursos pagos ou premium. Esses recursos pagos e premium podem ser acessados por meio de compras no aplicativo.

Nesse tipo de aplicativo modelo freemium, os usuários baixam o aplicativo sem pagar qualquer custo e, se gostarem do conteúdo, podem obter acesso total à funcionalidade ao se comprometerem com a compra. Usando essa tática, ganhar muitos novos usuários é facilmente possível porque os recursos premium são opcionais.

Além disso, essa estratégia é extremamente comum para aplicativos de educação, saúde e esportes, permitindo aos usuários obter recursos premium a um custo específico.

9. Compras Físicas
Existem muitas empresas de comércio eletrônico e startups que começaram a usar aplicativos gratuitos para vender seus produtos ou bens físicos, como capas de celular, camisetas, brinquedos, etc., por meio de aplicativos desenvolvidos na loja de aplicativos. Vejamos um exemplo de um desses aplicativos gratuitos, Angry Birds, que aumentou o lucro de produtos de marca.

Por meio desse aplicativo de jogo gratuito, a empresa Rovio vende aproximadamente 1 milhão de camisetas, mochilas e adesivos de marca todos os meses. Na verdade, a Amazon está oferecendo uma maneira de obter receita de mercadorias, criando um programa de autoatendimento Merch para vender camisetas personalizadas com a marca de seus aplicativos.

10. Taxas de transação
A melhor maneira de monetizar seus aplicativos são as taxas de transação. É a melhor maneira de ganhar dinheiro com seus aplicativos na app store. Isso é especialmente possível com os aplicativos que fornecem uma plataforma, onde as transações digitais ocorrem regularmente.

Vejamos um exemplo, se seu aplicativo móvel tiver uma opção para terceiros venderem seus produtos e essas compras puderem ser realizadas online, então você pode cobrar taxas de transação. Você pode cobrar uma pequena taxa por cada transação que ocorrer em seu aplicativo e gerar muito dinheiro. Desta forma, você pode fazer seus aplicativos móveis ganharem dinheiro sem investir muito dinheiro.

11. Crowdfunding
Outra forma de monetização de ganhar dinheiro com aplicativos gratuitos é o crowdfunding, que é uma novidade no setor. Nesse método, startups e empresas compartilham suas ideias em plataformas como Kickstarter, Patreon, Crowd Supply, Fundable, Indiegogo e Chuffed em busca de doações para financiar o desenvolvimento e promoção do aplicativo.

De acordo com os relatórios do Mobile Growth Stack, aplicativos móveis que não sejam de jogos são altamente preferíveis no crowdfunding. Em maio de 2017, havia aproximadamente 138 aplicativos não relacionados a jogos que arrecadavam investimentos entre US $ 10.000 e US $ 100.000, em comparação com 29 jogos para celular que tinham uma meta de financiamento semelhante.

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