Funções e responsabilidades dos desenvolvedores front-end
Agora, quando você está pensando em contratar Desenvolvedores Front-end , você pode estar se perguntando quais são as reais funções e responsabilidades de um desenvolvedor Front-end, certo? Bem, vamos dar uma breve olhada nas principais responsabilidades de um Desenvolvedor Front-end,
- Seleção da estrutura e design da página web
- Crie recursos que irão melhorar a experiência do usuário
- Alcançar a harmonia entre design prático e esteticamente agradável
- Verifique se o site é compatível com dispositivos móveis
- Crie código reutilizável para usos futuros
- Certifique-se de que os sites sejam dimensionados e otimizados para desempenho
- Use uma variedade de linguagens de marcação para criar páginas da web
- Manter a identidade da marca em todo o design
Habilidades do desenvolvedor front-end
Um Desenvolvedor Front-end deve ter conhecimento básico a avançado de HTML, CSS, DOM, JavaScript, HTTP/URL e navegadores. Além dessas, outras habilidades que um desenvolvedor Front-end deve ter são,
- Conhecimento do sistema de gerenciamento de conteúdo
- Teste entre navegadores e plataformas cruzadas
- Conhecimento de ferramentas de desenvolvedor de navegador
- Análise de complexidade de código
- Conhecimento de código em linguagens como HTML, CSS, JavaScript e jQuery
- Reconhecer CSS do lado do servidor
- Conhecimento de software de design gráfico (por exemplo, Adobe Illustrator)
- Reconhecer os fundamentos do SEO
- Ser capaz de se comunicar de forma eficaz com colegas de trabalho, superiores e clientes
- Possuir habilidades interpessoais eficazes
Linguagens usadas por Desenvolvedores Front-end
Para um desenvolvimento eficaz e eficiente da solução de negócios, um Desenvolvedor Front-end utiliza várias linguagens dependendo do tipo de solução. As linguagens de programação básicas usadas por qualquer Desenvolvedor Front-end são,
HTML
Hypertext Markup Language, ou HTML é uma linguagem de computador usada para criar textos eletrônicos conhecidos como páginas que são exibidas em sites. Cada página possui vários hiperlinks ou links para outros sites. Cada página da Web na Internet foi criada usando HTML de alguma forma. Entender como exibir textos ou realizar o carregamento de vários componentes é uma obrigação para os navegadores.
CSS
O CSS é usado para especificar o layout e a apresentação dos documentos enviados aos usuários. Um documento geralmente é um formato de arquivo de texto que faz uso de uma linguagem de marcação, como o popular HTML e outros como XML ou SVG. Um documento é transformado em um formato que o público pode utilizar usando CSS. Isso é especialmente importante para navegadores como Chrome, Firefox e Edge, que são projetados para transmitir conteúdo graficamente para telas, impressoras e projetores.
JavaScript
A linguagem de programação amplamente usada JavaScript permite que os usuários adicionem recursos complexos aos sites. Ele pode ser ativado sempre que uma página executa uma atividade dinâmica, como exibir alterações recorrentes no conteúdo, gráficos animados em duas e três dimensões, mapas interativos, caixas de vídeo e muito mais. Como o Visual Basic, o JavaScript é uma linguagem centrada no objeto com noções baseadas na ideia de objetos. Quando um objeto pode assumir várias formas graças a um recurso chamado polimorfismo, as linguagens centradas no objeto são frequentemente utilizadas.
Dart
Dart é uma linguagem de programação de código aberto, orientada a objetos e de propósito geral com sintaxe em estilo C que o Google criou em 2011. A programação Dart é usada para desenvolver front-ends de interfaces de usuário para sites e aplicativos móveis. Ele está sendo desenvolvido ativamente, compilado para código de máquina nativo para criar aplicativos móveis, fortemente tipado e inspirado em linguagens de programação populares como Java, JavaScript e C#. O compilador analisa seu código e o converte em código de máquina porque o Dart é uma linguagem compilada. Portanto, você não pode executar seu código diretamente.
Swoft
A tecnologia de desenvolvimento front-end de 2014 da Apple, Swift, é apropriada para criar aplicativos iOS, tvOS, macOS e watchOS. É uma escolha fantástica para aplicativos móveis iOS. Este substituto do Objective-C é considerado desatualizado e tem vários problemas. A programação expansível é uma das ideias de Objective-C que o Swift usa. A tipagem estática e o design do protocolo estão em contraste.
TypeScript
Outra das dez principais linguagens de programação front-end, o TypeScript é um superconjunto sintático do JavaScript. Qualquer código JavaScript é aceito como código TypeScript válido e é executado como JS em todos os navegadores. Os aplicativos JavaScript podem usar TypeScript, uma linguagem aditiva com uma camada básica de tradução. Devido à sua semelhança com o JavaScript, o TypeScript é frequentemente confundido com ele. Ele faz uso de alguns elementos de programa que foram retirados diretamente do JavaScript. Para usar o TypeScript com eficiência, os desenvolvedores devem ter um conhecimento prático de JavaScript. Isso se deve à tradução do código TypeScript em código JavaScript antes da execução.
Olmo
Uma linguagem e estrutura funcional projetada para programação front-end é o Elm. É a base da linguagem de programação Haskell e melhora a capacidade de manutenção do JavaScript. É uma opção básica de programação e uma das alternativas mais parecidas com o JavaScript. A arquitetura de estrutura do tipo Redux está presente no Elm.
O Elm fornece aos desenvolvedores funções, entradas e saídas claras. Para qualquer entrada de função, os usuários geram uma saída previsível. A lógica do código torna-se mais simples. O suporte de programação reativa no Elm permite que os usuários criem interfaces de usuário com funções. Por meio de atualizações de atividade do usuário, eles podem produzir um ciclo reativo. Para a produção de HTML e CSS, Elm compila código para JavaScript, permitindo sua execução em navegadores.
Frameworks usados por desenvolvedores front-end
Com o intuito de dar suporte ao desenvolvimento de front-end, existem inúmeros frameworks disponíveis no mercado para Desenvolvedores Front-end. Os principais frameworks usados pelos desenvolvedores front-end são,
jQuery
jQuery existe desde a sua criação em 2006, o que foi há algum tempo. Embora seja um Framework mais antigo, ainda é usado e preferido com frequência. Uma estrutura muito simples, jQuery é simples de dominar. A estrutura elimina a necessidade de longos programas JavaScript. O aspecto positivo é que ainda está em uso e melhorando a cada dia. A criação do jQuery Mobile simplificou a criação de aplicativos móveis, o que antes era impossível. Um dos frameworks mais diretos disponíveis é o jQuery. Pode-se utilizar o jQuery com o mínimo ou nenhum conhecimento de programação. Ainda é considerado um dos principais frameworks de front-end por causa disso em 2022.
ReactJS
O ReactJS pode facilmente ocupar o primeiro lugar como o maior Front-end Framework, dada a simplicidade de aprendizado e quanto dinheiro um desenvolvedor ReactJS Front-end ganha. React, agora uma estrutura de código aberto foi criada pela equipe do Facebook. Foi um desafio consertar e manter o lado do código do Facebook porque era um novo software que exigia atualizações e alterações frequentes. Eles conseguiram alterar facilmente o código graças ao React. O Virtual Document Object Model (DOM) com recursos extraordinários é o que torna o React especial.
AngularJS
O Angular ganha um espaço nesta lista como a única estrutura front-end baseada em TypeScript a partir de 2022. O Google disponibilizou o Angular pela primeira vez em 2010 sob o nome AngularJs. Em 2016, a já famosa versão do Framework (Angular 2+) foi criada e lançada com o objetivo de superar os desafios que os Frameworks tradicionais vivenciavam. É uma plataforma de código aberto usada para criar interfaces de usuário no front-end, muito parecido com o ReactJS.
VueJS
Os criadores do VueJs mesclaram os melhores elementos dos frameworks front-end disponíveis para criar um framework fácil de usar. É simples em comparação com o Angular, tornando-o simples de aprender e utilizar. Em segundo lugar, apresenta ligação bidirecional, Visual DOM e desenvolvimento baseado em componentes, sendo consideravelmente menor em tamanho e semelhante ao Angular. O VueJs simplifica a criação de aplicativos da Web dinâmicos e compactos. Apesar de sua versatilidade, as empresas de grande porte ainda não o adotaram. Isso se deve ao fato de que a maioria das empresas importantes continua a confiar no Angular para aplicativos online baseados em empresas. Alibaba, 9gag e Xiaomi são algumas empresas que utilizam VueJs.
BackboneJS
Essa estrutura, que é de código aberto e de uso gratuito, foi criada por Jeremy Ashkenas em 2010. É uma estrutura de front-end popular e amplamente usada para criar aplicativos da Web simples de uma página. Isso simplifica para os desenvolvedores, mantendo a funcionalidade e a interface do usuário do programa separadas. Também pode ser usado para projetos maiores que exigem menos código e melhor design. Essa estrutura converte os dados fornecidos pelo desenvolvedor em modelos simples de fazer, verificar e descartar. Para habilitar eventos personalizados e vinculação de valor-chave, toda vez que uma ação da interface do usuário é alterada, um elemento do modelo também é alterado. Para itens com IDs específicos, os desenvolvedores não precisam criar scripts diferentes.
Svelte
O Svelte, um dos frameworks mais populares para desenvolvimento de front-end, oferece uma plataforma amigável. É um compilador que foi lançado naquele ano. Em vez de postar no navegador, ele compila todos os scripts em uma única etapa. Isso torna mais simples e mais alinhado com o estado atual do aplicativo alterar o modelo de objeto do documento.
Bibliotecas usadas por desenvolvedores front-end
Um desenvolvedor Front-end utiliza inúmeras bibliotecas para garantir o desenvolvimento perfeito e desejado da cara da sua solução de negócios. As bibliotecas mais populares e usadas com frequência são,
Bootstrap
A equipe do Twitter criou a estrutura amplamente usada e o pacote de interface do usuário abrangente conhecido como Bootstrap. Possui todas as ferramentas necessárias para criar objetos modais, normalizar folhas de estilo, adicionar plugins JS e implementar outras funcionalidades. Isso pode reduzir a quantidade de tempo de codificação necessária para criar seu projeto.
SASS
Uma das estratégias mais populares para maximizar o CSS é o SASS. É referido como um pré-processador CSS. Sua equipe principal trabalha com ele há 13 anos e todas as versões do CSS são totalmente compatíveis com ele. Muitas estruturas foram criadas usando o SASS desde que recebeu amplo reconhecimento da comunidade e da indústria. Eles incluem Susy, Bourbon e Compass, para citar alguns.
Redux
O gerenciamento de dados compartilhados torna-se cada vez mais desafiador à medida que os aplicativos se expandem em tamanho e amplitude. O Redux é descrito como um “contêiner de estado previsível para aplicativos JavaScript” que facilita o teste e garante que seus aplicativos funcionem de maneira previsível. O Redux pode ser usado com qualquer biblioteca de visualização, mas vamos apresentá-lo aqui antes de usá-lo em conjunto com o React na série de cursos a seguir.
GSAP.js
Este é um pacote JavaScript usado para construir animações rápidas. Um atualizador de valor rápido e altamente preciso, o GSAP é um manipulador de propriedade de objeto. Até 20 vezes mais rápido que o jQuery. A animação pode ser pausada, acelerada, desacelerada ou suavizada. Ele inclui uma coleção pronta de ferramentas que permitem a animação entre navegadores.
Quem é um desenvolvedor Back-end?
A interface do usuário de um site deve ter um design visualmente atraente. No entanto, a interface do usuário do site nem seria possível sem o programa em segundo plano. Essa é uma situação que testa as habilidades dos desenvolvedores de back-end. No lado do servidor, são empregados desenvolvedores de back-end. Ao contrário do desenvolvimento de front-end, que se concentra em serviços e programas usados pelos clientes, o desenvolvimento de back-end lida com a lógica e a integração de aplicativos da Web do lado do servidor.bem como tarefas como projetar APIs, criar bibliotecas e interagir com componentes do sistema. Os programadores de back-end escrevem o código que permite a comunicação do banco de dados e do aplicativo. O back-end de um site, que consiste em servidores, bancos de dados e aplicativos, é gerenciado por desenvolvedores de back-end. As coisas que você não pode ver estão sob o controle deles. Eles são heróis invisíveis e desconhecidos nos bastidores.
Papéis e responsabilidades dos desenvolvedores de back-end
Para contratar desenvolvedores Backend , você deve estar ciente de suas funções e responsabilidades. Eles têm um conjunto muito diversificado de responsabilidades que vão desde a codificação até o teste e a manutenção. Vamos dar uma olhada nas principais funções e responsabilidades de um desenvolvedor de back-end para entender melhor sua função,
- Desenvolvimento e manutenção de aplicações web
- Analisando e escrevendo a lógica de negócios
- Desenvolva uma arquitetura escalável
- Avaliando a velocidade e a eficiência dos aplicativos atuais
- Escrevendo código eficaz
- Controle de ambientes de hospedagem
- inspeção de controle de qualidade
- Resolução de problemas e correção de bugs
- Acompanhando a tecnologia emergente
- Realize testes de interface do usuário e otimização de desempenho
- Participe da vida útil do aplicativo
- Crie aplicativos da web com scripts limpos e sustentáveis
- Apoiar e treinar os outros membros da equipe
Habilidades do desenvolvedor de back-end
Todos os desenvolvedores de back-end devem ter algumas das seguintes habilidades básicas que podem ajudar na criação de uma solução de back-end perfeita para qualquer negócio.
- Conhecimento de Java, HTML5, CSS3, NodeJS, ES2015+ e jQuery
- Combinando bancos de dados e fontes de dados em um único sistema
- Autenticação e autorização de usuários em muitos serviços e sistemas
- Proficiência com JS, jQuery, ReactJS, VueJS e AngularJS
- Torne seu código legível e gerenciável
- Reconhecendo a compatibilidade de aplicativos e capacidade de plataforma cruzada
- Conhecimento de vários bancos de dados como MySQL, MSSQL, MongoDB, Oracle, etc.
- Ferramentas de gerenciamento de versão como Git, CVS ou SVN
- Compreensão dos serviços web REST e SOAP
Linguagens usadas por desenvolvedores de back-end
Linguagens de programação são a base do desenvolvimento para qualquer Desenvolvedor Backend. Dependendo de vários fatores, como experiência, tipo de aplicativo e requisitos de recursos, os desenvolvedores de back-end escolhem a linguagem de programação de back-end. Aqui estão alguns dos idiomas mais populares,
Java
Java é uma linguagem popular para programadores que desejam construir aplicativos on-line robustos e de grande escala que precisam de altos níveis de segurança para proteger os dados. É uma linguagem flexível que você pode usar para construir aplicativos e ferramentas online, móveis e de desktop com várias plataformas digitais, como computadores e dispositivos móveis. Java opera no Java Virtual System (JVM), que padroniza o computador no qual os programadores executam o código, em vez de permitir que ele seja executado na máquina específica de cada programador, o que explica sua adaptabilidade e confiabilidade.
C #
Linguagens de alto nível, como C#, podem ser executadas facilmente em vários tipos de processadores. Essa linguagem robusta é usada por programadores em conjunto com estruturas como .NET para criar a organização interna de sites e vincular interações de cliente e servidor para um software totalmente funcional. C# e frameworks similares são opções confiáveis para desenvolvimento web e de software devido à sua adaptabilidade e confiabilidade.
Golang
Como Golang, frequentemente abreviado como Go, é uma linguagem estática que detecta problemas antes da execução do programa, é simples identificar problemas específicos em seu código antes de executar o programa. Você pode efetivamente criar código para o back-end de uma peça de tecnologia usando sua sintaxe direta e útil e dimensioná-la para cima ou para baixo conforme necessário. O Golang foi desenvolvido por programadores para tornar o desenvolvimento da Web mais simples e seguro, para que você possa usar essa linguagem confiável com confiança para o seu desenvolvimento de back-end.
PHP
PHP, que significa pré-processador de hipertexto, é uma linguagem de script, o que significa que o código que você escreve é lido diretamente pelo computador, em vez de ser traduzido em código legível por máquina por um compilador. As ferramentas e os recursos de implantação do PHP simplificam o envio e a aprovação do seu código, o que é mais adequado para a funcionalidade do lado do servidor. O PHP é benéfico em muitos campos diferentes de desenvolvimento porque o HTML, uma ferramenta comum de front-end para desenvolver aplicativos e páginas online, pode conter código PHP.
Python
Python é uma linguagem clara com uma sintaxe simples que simplifica a compreensão e a depuração. É uma linguagem orientada a objetos que se concentra na manipulação de coisas que contêm dados. Com a ajuda de ferramentas e rotinas específicas de desenvolvimento da Web, os programadores Python podem utilizar a estrutura de código aberto Django para criar aplicativos escaláveis, prontamente atualizados ou classificados para a Web com mais rapidez. Python é uma escolha de linguagem popular para novos programadores porque é simples de aprender, acessível e tem uma riqueza de materiais publicados disponíveis online para os alunos usarem.
Ruby
Ruby on Rails (RoR), uma estrutura projetada especialmente para Ruby, é uma linguagem de programação que você pode usar para construir e executar tarefas com menos código. Os frameworks são frequentemente ferramentas excelentes para arquitetos de software, que os usam para criar bibliotecas de código, ferramentas integradas e funções exclusivas que agilizam o processo de codificação à medida que estabelecem as bases para um aplicativo ou programa. Por exemplo, você pode utilizar RoR com Ruby para construir uma tarefa específica para seu produto com apenas uma linha de código em vez de várias.
SQL
O termo “SQL” refere-se a uma linguagem de computador que emprega consultas, também conhecidas como solicitações de dados, para obter informações de bancos de dados. Você pode usar o SQL para obter dados importantes do lado do servidor de bancos de dados e utilizar esses dados para realizar operações que garantam a funcionalidade do lado do cliente de um aplicativo ou programa. Essa linguagem de programação é particularmente útil para obter informações para clientes ou atualizar bancos de dados corporativos.
JavaScript
JavaScript é uma linguagem que os programadores usam frequentemente para desenvolvimento web. Qualidades importantes, como um processo de configuração simples e uma comunidade útil de especialistas em JavaScript, tornaram essa linguagem a que a maioria dos sites confia. A sintaxe de script direta e os recursos de validação do lado do cliente dessa linguagem, que permitem que aplicativos JavaScript façam interface com navegadores e validem dados, são alguns de seus benefícios para o desenvolvimento de back-end.
Frameworks usados por desenvolvedores de back-end
Os desenvolvedores de back-end usam vários frameworks com base no tipo de solução a ser desenvolvida. As estruturas mais populares usadas pelos desenvolvedores de back-end são,
Django
Uma conhecida estrutura de back-end de código aberto construída na linguagem de programação Python é chamada Django. Controlador de exibição de modelo (MVC) é o padrão ao qual ele adere. Uma das estruturas de back-end mais simples, o Django é apropriado para a criação de sites baseados em banco de dados complexos e ricos em recursos. Um dos maiores frameworks de desenvolvimento web back-end é o Django.
ASP.NET
Seguindo a tradição do ASP.NET, um back-end popular desenvolvido em colaboração com a .NET Foundation, o ASP.NET Core é uma estrutura de software livre e de código aberto. Uma estrutura modular chamada ASP.NET Core pode ser usada com todo o .NET Framework no Windows e no .NET Core.
ExpressJS
Express.js, também conhecido como Express, é uma estrutura de aplicativo da Web de código aberto para Node.js distribuída sob a licença MIT. Ele é considerado uma estrutura típica de servidor Node.js e é usado para criar APIs e aplicativos online. Juntamente com o banco de dados NoSQL e a estrutura front-end AngularJS, o Express faz parte da pilha MEAN. Uma das principais estruturas de desenvolvimento de aplicativos da Web é o Express.
laravel
Para criar aplicativos web baseados em Symfony que aderem à arquitetura model-view-controller (MVC), o Lavarel é um framework web PHP de código aberto. Ele fornece gerenciamento de dependência especializado e um mecanismo de empacotamento modular. Um dos principais frameworks da web é o Laravel, que alguns especialistas acreditam ser a melhor ferramenta de desenvolvimento de back-end.
Ruby on Rails
Ruby on Rails licenciado pelo MIT, geralmente referido como Rails, é uma estrutura para aplicativos da Web do lado do servidor. Rails é um framework MVC que fornece páginas web, serviços web e estruturas padrão de banco de dados. Um dos maiores frameworks de desenvolvimento web é o Ruby on Rails, que alguns programadores acreditam ser o melhor framework web para performance. Para transferências de dados e interface do usuário, o Ruby on Rails incentiva o uso de padrões da web como XML ou JSON, bem como CSS, JavaScript e HTML.
Flask
Uma pequena estrutura da web construída em Python chamada Flask não precisa de bibliotecas ou equipamentos especializados. Validação de formulário, uma camada de abstração de banco de dados e outros recursos que dependem de fontes externas estão ausentes desse back-end. O Flask oferece suporte a extensões que podem adicionar recursos de maneira que pareçam ter sido incorporados à própria estrutura.
Bibliotecas usadas por desenvolvedores de back-end
Além do conhecimento completo de várias linguagens e estruturas, os desenvolvedores de back-end também possuem algumas bibliotecas que podem ajudá-los no desenvolvimento de back-end eficaz. As bibliotecas mais usadas são,
Bcrypt
A biblioteca Bcrypt é usada por desenvolvedores em todo o mundo para hash de senhas de usuários. Além do Python, também está disponível em Golang, Javascript, Ruby e outras linguagens. Uma técnica confiável para hashing de senhas é fornecida pelo Bcrypt. Uma linha de código pode fazer o hash da senha usando Bcrypt.
Pillow
A manipulação de imagens digitais é possibilitada pelo módulo Pillow gratuito e de código aberto para a linguagem de computador Python. Tem mais de 7,9 mil avaliações no Github e uma grande variedade de pessoas está sempre trabalhando para melhorar a biblioteca. Uma das maiores e mais simples bibliotecas para oferecer poderosas habilidades de processamento de imagem.
PyinstallerName
Você já tentou criar um executável a partir do seu código Python? Adivinhe, esta biblioteca oferece esse serviço. Normalmente, o PyInstaller cria um único pacote que contém o programa Python e todas as suas dependências. O usuário pode iniciar o programa compactado sem instalar um interpretador Python ou qualquer módulo. Este utilitário do GitHub tem mais de 7,4 mil estrelas, tornando-o um ótimo complemento para sua caixa de ferramentas do Python.
TensorFlow
Todo desenvolvedor pensa imediatamente no TensorFlow quando alguém menciona o aprendizado de máquina. Todos podemos concordar com isso, tenho certeza. Uma biblioteca de software de aprendizado de máquina gratuita e de código aberto é chamada TensorFlow. Embora possa ser aplicado a muitas tarefas diferentes, o treinamento e a inferência de redes neurais profundas recebem atenção especial. Sinceramente, não acredito que uma introdução seja necessária. Tanto grandes organizações quanto novos negócios usam essa biblioteca em um cenário do mundo real. É uma das principais bibliotecas de ML disponíveis online, com mais de 150 mil estrelas no Github.
Scrapy
Python é a linguagem de programação usada para criar a plataforma de rastreamento da Web gratuita e de código aberto conhecida como Scrapy. Em grandes empresas de TI, é a biblioteca mais usada para web scraping. Além disso, oferece um mecanismo para coletar dados por meio de mineração de dados, monitoramento, testes automatizados ou como um rastreador da Web de uso geral que emprega APIs. No GitHub, tem mais de 38,9 mil estrelas.
Diferença entre desenvolvedores front-end e back-end
Agora que você está familiarizado com quase tudo o que precisa saber sobre desenvolvedores front-end e back-end, vamos esboçar as principais diferenças entre eles.
Desenvolvimento front-end vs back-end: qual você deve escolher?
Quando você está criando qualquer solução, seja para sua empresa ou agenda pessoal, você definitivamente precisará de desenvolvedores front-end e desenvolvedores back-end. Como o desenvolvimento de front-end e back-end são complementares entre si e precisam do suporte um do outro. Vejamos algumas situações em que você pode escolher um deles ou ambos,
Escolha o desenvolvimento front-end
Quando você já tem um sistema robusto de back-end pronto e deseja apenas alterar a UI/UX do seu sistema, ou, se deseja adicionar novos recursos e funcionalidades ao sistema existente, o desenvolvedor Front-end pode ajudá-lo. Porém, adicionar ou remover qualquer funcionalidade do front-end exigirá assistência dos desenvolvedores de back-end para um bom funcionamento.
Escolha o desenvolvimento de back-end
Quando você já possui um front-end totalmente em execução e deseja resolver quaisquer bugs no back-end ou resolver erros de banco de dados ou adicionar um novo sistema de banco de dados completamente, você pode contratar desenvolvedores de back-end.