Mind Group Technologies Especialistas em Tecnologia

contato@mindconsulting.com.br

O desenvolvimento móvel é uma mina de ouro para os desenvolvedores. Sua popularidade explodiu tanto quanto o JavaScript nas últimas duas décadas. Com aproximadamente 2,5 bilhões de usuários do Android e 1 bilhão de usuários do iPhone, criar e enviar aplicativos móveis nativos faz sentido. Além disso, há uma infinidade de ferramentas e recursos disponíveis para desenvolvimento Android e iOS. E, para um desenvolvimento híbrido, Flutter vs React Native, qual o melhor?

Fazer o mesmo aplicativo para celular duas vezes não é o melhor uso do tempo de um desenvolvedor. São duas plataformas diferentes para manter e gerenciar. Por exigência, a Apple usa Swift. Do outro lado do anel está o Android e seus compiladores baseados em Java. E muitas pessoas ainda sofrem consequências pela má escolha da tecnologia sendo negado ao subir para as respectivas lojas Play store e App store.

É aqui que entram as estruturas e bibliotecas de ‘ponte’. Flutter e React Native são duas soluções de ponte populares que possibilitam codificar uma vez e usar várias plataformas. O Flutter assumiu que você cria um aplicativo uma vez e ele funcionará em qualquer tela. O React Native é uma versão do React que aproveita a implementação atual de sua biblioteca de interface do usuário JavaScript e possibilita a execução em qualquer dispositivo móvel.

Na superfície, esses recursos parecem ótimos – mas com cada vantagem, há uma peculiaridade. Antes de mergulhar neles, precisamos definir React Native e Flutter.

O que é Flutter?

O Flutter é um SDK de desenvolvimento de interface do usuário multiplataforma lançado pelo Google em 2017. Portanto, em vez de ter várias bases de código para várias plataformas, precisamos lidar apenas com um conjunto de códigos. Isso inclui web, aplicativos de desktop nativos e dispositivos móveis para Android e iOS.

Por meio dessa ideia de suporte multiplataforma, os desenvolvedores podem sincronizar a marca e os ativos visuais, manter a consistência e reduzir o número de testes necessários para as plataformas que seu aplicativo suporta.

Flutter é baseado em Dart . Em poucas palavras, Dart pegou o aprendizado das linguagens JavaScript e C e criou uma linguagem de programação orientada a objetos e baseada em classes que suporta interfaces, mixins, classes abstratas, genéricos reificados e inferência de tipos. Devido às influências do JavaScript e da família C, pegar o Dart parecerá familiar para muitos desenvolvedores, tornando a tarefa de ser um nativo do Dart um processo fácil.

O que é React Native?

O React Native começou sua existência como um projeto Hackathon em 2013. A prévia do React Native foi lançada em janeiro de 2015, e a versão estável oficial foi em março de 2018.

Se a idade importa, então o React Native está na liderança. O React Native é mais antigo que o Flutter na linha do tempo, resultando em uma comunidade e um grupo de suporte maiores. Ele também aproveita o JavaScript, tornando mais fácil para os desenvolvedores da Web atuais a transição para o desenvolvimento de aplicativos móveis nativos.

O React Native funciona estendendo o React.js, uma biblioteca para construir e coordenar a interface do usuário. Isso significa que os desenvolvedores do React já têm a base e a experiência necessárias para criar aplicativos React Native com o mínimo de aquisição de conhecimento adicional.

Vantagens e peculiaridades de usar React Native vs. Flutter

Enquanto o React Native e o Flutter tentam alcançar o mesmo resultado – codifique uma vez e implemente em todos os lugares – os resultados gerados não são iguais. Aqui está uma visão geral das semelhanças, diferenças e implementação de plataforma cruzada em relação à categoria de avaliação.

Atuação

Tanto o React Native quanto o Flutter são bibliotecas bem mantidas. Ambos vêm com simuladores integrados que permitem testar em seu desktop ou nativamente em seu telefone. O recarregamento a quente está disponível para React Native e Flutter, tornando o processo de desenvolvimento de software mais rápido.

Para ser realmente “nativo”, o aplicativo produzido precisa ser escrito no idioma necessário – Swift para iOS e Kotlin ou Java para Android. Isso é diferente de usar wrappers que simplesmente colocam seus aplicativos baseados em JavaScript (como aqueles com Angular como base) em um dispositivo móvel.

O React Native trabalha para ser nativo compilando o código JavaScript nos componentes nativos associados usando APIs e módulos específicos da plataforma. O código JavaScript fora da API disponível funciona por meio de uma ponte entre o aplicativo e a plataforma de destino. Isso significa que qualquer coisa adicionada ao módulo React Native disponível torna o aplicativo parcialmente nativo. Como resultado, pode haver atrasos na sincronicidade entre o código JavaScript e a plataforma nativa.

O Flutter não compila em um aplicativo iOS ou Android como tal – em vez disso, compila em C, a linguagem base para ambas as plataformas. Ele usa bibliotecas nativas ARM ou x86, o que contribui enormemente para sua velocidade no Android e no iOS.

Ecossistema de desenvolvedores

A popularidade do Flutter entre os desenvolvedores está crescendo. No entanto, em comparação com o React Native, este último tem uma base mais ampla e mais forte com o apoio da comunidade.

(Fonte: https://javascript.plainenglish.io/flutter-vs-react-native-which-is-the-best-choice-for-2021-e695e79c6707 ) 

Essa popularidade, em parte, se deve ao fato de o Dart ser mais recente que Java e C#. O Flutter também é novo em idade, com mais ecossistemas em miniatura, suporte da comunidade e código aberto. Quando apresentadas a opções como React Native, as empresas tendem a ser mais conservadoras em sua abordagem de criação de aplicativos nativos do que experimentais com o Flutter. O React Native também oferece relativa estabilidade devido à sua idade e provou-se com muitos aplicativos comerciais.

Apesar disso, a popularidade e a defesa do Flutter cresceram dramaticamente nos últimos anos, superando o React Native no GitHub. Em maio de 2021, o Flutter tinha 120 mil estrelas. Enquanto isso, o React Native permaneceu estável com aproximadamente 95 mil estrelas.

Vantagem competitiva

Com o anúncio do Flutter 2 em março de 2021, os desenvolvedores podem usar a mesma base de código para enviar aplicativos nativos para iOS, Android, Windows, macOS, Linux e experiências da Web por meio da Web do navegador. Além disso, os desenvolvedores podem incorporar o Flutter em dispositivos, aparelhos e carros inteligentes.

Por outro lado, o React Native suporta apenas iOS e Android. Embora tenha sido revolucionário há vários anos, as empresas desenvolveram mais maneiras de integrar software além dos dispositivos móveis.

O tempo de lançamento do React Native e do Flutter é aproximadamente o mesmo. Eles também permitem que os desenvolvedores enviem mais rápido do que a abordagem tradicional de desenvolvimento nativo. No entanto, é bom notar que o React Native usa tanto uma ponte quanto elementos nativos, o que pode exigir otimização para as diferentes plataformas devido à forma como elas são processadas. Esse processo pode estender o tempo de comercialização do React Native. Em contraste, o Flutter não tem esse problema.

Flutter vs React Native em 2022 – Comparação lado a lado

FlutuarReagir nativo
atuaçãoMelhor porque compila em aplicativos realmente nativosAlém dos recursos suportados, todo o resto é JavaScript, tornando-o um aplicativo móvel pseudo nativo
Ecossistema de desenvolvedoresExplodindo em tamanho devido a mais interesse e aceitação por desenvolvedores e empresasGrande devido à acessibilidade da comunidade React e transferência de habilidades de JavaScript e React.
Vantagem competitivaSuporta mais do que apenas dispositivos móveis. Visa trabalhar em qualquer plataforma, incluindo web, telas e dispositivos não móveisLimitado a apenas dispositivos iOS e Android
Produtividade do desenvolvedorPode precisar aprender Dart e território desconhecido pode reduzir a produtividade devido à inexperiência Não há necessidade de aprender linguagem adicional se vier de frameworks da web, mas ainda requer compreensão do React.
ComunidadeComunidade em crescimento que está aumentando em tamanho para corresponder ao React Native. A contagem de estrelas do Flutter no GitHub ultrapassou o React Native em 2020.Comunidade estabelecida, principalmente por desenvolvedores que já são desenvolvedores JavaScript

Qual é o melhor? Reagir Nativo ou Flutter?

Tanto o React Native quanto o Flutter são grandes candidatos para o desenvolvimento de aplicativos nativos multiplataforma. Mas a grande questão é: qual você deve escolher? Reagir Nativo ou Flutter?

A resposta para isso depende de vários fatores. O React Native tem pontos fracos e problemas com a integração da tecnologia Bluetooth. O Flutter não suporta toque 3D.

O React é muito melhor com suporte da comunidade e desenvolvedores que podem oferecer suporte ao aplicativo. Flutter, por outro lado, pode ser mais difícil de aprender – especialmente por desenvolvedores web sem experiência em Java ou família C. No entanto, esse privilégio inclui a capacidade de ser altamente personalizável, enquanto o React Native limita você por ser um wrapper sobre visualizações nativas.

Os melhores aplicativos são criados quando aproveitam a força de sua equipe atual. Se sua equipe é composta principalmente por desenvolvedores Java, o Flutter pode ser o caminho a seguir. Se sua equipe consiste principalmente de especialistas em web frontend, o React Native resultará em um aplicativo superior devido à profundidade do conhecimento e à navegação da comunidade.

Dado este contexto, nós da Mind, neste momento (Agosto 2022) em resposta a pergunta: Flutter vs React Native, recomendamos a utilização de React Native. Procurando ou quer um especialista para desenvolver? Conte com a Mind clique aqui!