Mind Group Technologies Especialistas em Tecnologia

contato@mindconsulting.com.br

Programação front-End ou Back-End, por qual começar?

Se você é novo no mundo do desenvolvimento e engenharia de software, pode se confundir com termos como front-end, back-end e full-stack. E ainda quando falam de linguagens de programação como Ruby on Rails e Javascript, ai ficamos ainda mais confusos, não é mesmo?

Vamos fazer uma pesquisa rápida. Levante a mão se você se perguntar: “O que tudo isso significa? Qual é a diferença entre front end e back end? ” Nós entendemos, nós também já tivemos essa dúvida. Vamos tirar a confusão de alguns desses termos técnicos. Daremos a você as dicas sobre front-end vs. back-end.

Hoje, estamos desmistificando a diferença entre estilos de desenvolvimento e abordando estas questões:

O que é desenvolvimento de front end?
O que é desenvolvimento de back-end?
Qual a diferença entre o desenvolvimento de front-end e back-end?
O que é desenvolvimento full-stack?
O que é mais caro, front-end ou back-end?

Onde termos como front end e back end entram? Desenvolvimento de front-end e desenvolvimento de back-end são os 2 tipos diferentes de desenvolvimento web.

Vamos mergulhar e nos familiarizar com esses estilos de desenvolvimento web!

O que é desenvolvimento de front end?
Os desenvolvedores de front end criam com o usuário em mente. O desenvolvimento de front end é um estilo de programação que se concentra na codificação e na criação de elementos e recursos de um site que serão vistos (a parte visual) pelo usuário. Trata-se de garantir que os aspectos visuais de um site sejam funcionais. Você também pode pensar no front end como o “lado do cliente” de um aplicativo. Digamos que você seja um desenvolvedor front-end. Isso significa que seu trabalho é codificar e dar vida aos elementos visuais de um site. Você estaria mais focado no que o usuário vê ao visitar um site ou aplicativo. E você quer ter certeza de que é fácil interagir com o site e, ao mesmo tempo, funciona perfeitamente.

Esses desenvolvedores pegam os designs visuais dos designers e dão vida ao site, garantindo que ele funcione bem para o usuário. Uma das muitas maneiras de usar as habilidades de front end é criando um site estático, que é um site com conteúdo fixo que é entregue ao navegador do usuário exatamente como está armazenado. Você pode entrar em um site estático se encontrar uma página de destino simples ou um site de uma pequena empresa que não permite que os usuários realizem tarefas interativas.

Os desenvolvedores de front end criam elementos como:

Botões
Layouts
Navegação
Imagens
Gráficos
Animações
Organização de conteúdo


O que é desenvolvimento de back-end?
O desenvolvimento de back-end se concentra no lado do site que os usuários não podem ver. É o que torna um site interativo e a lógica. O back-end também pode ser referido como o “lado do servidor” de um site. Por exemplo, digamos que você esteja executando um site de mídia social. Você precisa de um local acessível para armazenar todas as informações de seus usuários. Este centro de armazenamento é chamado de banco de dados e alguns exemplos amplamente usados ​​incluem Oracle, SQL Server e MySQL. Os bancos de dados são executados a partir de um servidor, que é essencialmente um computador remoto. Um desenvolvedor de back-end ajudará a gerenciar esse banco de dados e o conteúdo do site armazenado nele. Isso garante que os elementos de front-end em seu site de mídia social possam continuar a funcionar corretamente enquanto os usuários navegam pelo conteúdo carregado e outros perfis de usuário.

Embora os usuários não interajam diretamente com o back-end de um site, eles interagirão indiretamente com os elementos nos quais esses desenvolvedores trabalham por meio de um aplicativo front-end. O desenvolvimento de back-end lida com o armazenamento e organização de dados, ao mesmo tempo que garante que o front-end esteja funcionando bem.

Desenvolvedores back end da web trabalham em tarefas como:

Código de construção

Lógica
Solução de problemas e depuração
Gerenciamento de banco de dados
Utilização da estrutura


Front end vs. back end: qual é a diferença?
Ainda pensando: “Front end vs. back end … qual é a diferença?” Agora que você obteve uma visão geral do front-end e do back-end, vamos discutir suas diferenças. Existem 4 distinções principais que separam o desenvolvimento do front e do back.

Os desenvolvedores de front e back end trabalham em lados diferentes de um site
O desenvolvimento de front end é a programação que se concentra nos elementos visuais de um site ou aplicativo com o qual o usuário irá interagir (do lado do cliente). O desenvolvimento de back-end se concentra no lado de um site que os usuários não podem ver (o lado da lógica). Eles trabalham juntos para criar um site dinâmico para permitir que os usuários façam compras, usem formulários de contato e quaisquer outras atividades interativas das quais você possa participar enquanto navega em um site. Alguns exemplos de sites dinâmicos são Netflix, PayPal, Facebook e o site da Mind Consulting em que você está.

Os desenvolvedores de front e back end têm qualidades diferentes
De acordo com o RealMensch, diferentes desenvolvedores têm diferentes pontos fortes e é essencial ter em mente que um lado do processo de desenvolvimento não é mais difícil ou mais importante do que o outro. Eles são igualmente importantes na criação de um site interessante com o qual os usuários gostem de interagir.

O que paga mais, front-end ou back-end?
Com diferenças em pontos fortes, também existem diferenças em salários. Os desenvolvedores de front-end em meio de carreira ganham um salário médio menor que os de back-end nos EUA, de acordo com a Glassdoor.

Embora existam diferenças no que você pode ganhar, dependendo se você se especializou como um desenvolvedor de front ou back end, tudo se resume a seus talentos, paixões e habilidades únicas. Você pode achar que prefere um lado do desenvolvimento a outro. Se você está decidindo entre os dois, é melhor também pensar em qual deles lhe traz mais realização e satisfação como desenvolvedor, em vez de focar apenas em projeções salariais.

black remote control on red table

Os desenvolvedores front e back end trabalham em diferentes linguagens
Ao codificar, você usará uma linguagem de programação. Assim como as linguagens humanas, essas linguagens permitem que os programadores se comuniquem com seus computadores por meio de uma série de símbolos (chamados de código). Em termos simples, é como dar instruções ao seu computador. Os desenvolvedores de front end trabalham em linguagens como HTML, CSS e JavaScript.

HTML significa linguagem de marcação de hipertexto. É a linguagem de marcação padrão para criar páginas da web.
CSS é a abreviação de Cascading Style Sheets. Enquanto HTML é usado para criar estrutura em um site, CSS é usado para trazer estilo e habilidade. Ele define as cores, fontes e o estilo de outro conteúdo do site.
JavaScript é uma linguagem que pode ser usada para tornar um site interativo e divertido. Você pode usá-lo para executar um jogo em seu site, para citar um exemplo.
O front end também funciona em seu próprio conjunto de estruturas e bibliotecas. Aqui estão apenas algumas das estruturas e bibliotecas com as quais um desenvolvedor de front-end trabalharia:

AngularJS
React.js
jQuery
Sass


Os desenvolvedores de back-end trabalham em linguagens como PHP, C ++, Java, Ruby, Python, JavaScript e Node.js. Aqui está um pouco mais sobre alguns dessas linguagens:

PHP é uma linguagem de script do lado do servidor.
Java é uma plataforma e linguagem de programação altamente popular.
Python é uma linguagem de codificação de uso geral. É diferente de alguns dos outros que mencionamos aqui porque pode ser usado para outros tipos de desenvolvimento de software e não se limita apenas ao desenvolvimento web.
As estruturas de back-end incluem:

Expressar
Django
Trilhos
Laravel
Primavera


Os desenvolvedores de front e back end trabalham juntos para criar aplicativos incríveis
Embora existam algumas semelhanças entre os dois lados do desenvolvimento web, é mais fácil pensar neles como lados de uma fita cassete. Ambos são partes necessárias do processo de desenvolvimento da web, usados ​​para criar sites e aplicativos funcionais e visualmente atraentes. Se você está considerando uma carreira como desenvolvedor da web e não tem certeza de qual lado do cassete de desenvolvimento está interessado em tocar, você pode considerar se tornar um desenvolvedor full stack. Os desenvolvedores full stack obtêm o melhor dos dois mundos e seu trabalho consiste em elementos front-end e back-end. É como ouvir a fita cassete inteira virando todos os dias.

Front-end vs. back-end? Por que não ambos?

O que mais cresce é a demanda por desenvolvedores capazes de atuar em ambas as frentes, o nome deste é full-stack. Em suma, são profissionais capazes de fazer tanto o lado da lógica quanto o do usuário das aplicações.

Gostaria de desenvolver um aplicativo? Consulte-nos!

Tem curiosidade de saber como se ganha dinheiro com app? Clique aqui!